Dia D: Multivacinação foca em menores de 15 e previne sarampo em população de até 59 anos
João Fuck, diretor da DIVE, pede que pais e responsáveis aproveitem o Dia D de sábado para atualizar a caderneta de vacinação.

A Campanha Nacional de Multivacinação chega ao seu Dia D de mobilização neste sábado, 18 de outubro. Em Santa Catarina, a ação é focada na atualização dos imunizantes previstos nas cadernetas de todos os menores de 15 anos, com o objetivo de elevar as coberturas vacinais.
As estruturas municipais de saúde do estado ampliaram seus horários de atendimento para aplicar vacinas contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite e HPV, entre outras.
João Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE), detalhou a importância do Dia D.
“Tem um momento para a gente buscar aquelas crianças, aqueles adolescentes que ou estão no momento de receber a vacina ou que por acaso estão com atraso de alguma daquelas vacinas do calendário de vacinação. Lembrando que nós temos mais de 15 vacinas disponíveis que protegem contra várias doenças, que garantiram, inclusive, que muitas delas fossem controladas. Que teremos agora no sábado, esse Dia D, aproveitar esse momento para colocar em dia, já que a gente sabe que são essas vacinas que garantem, protegem essa população contra muitas dessas doenças e ter as vacinas em dia, justamente dar essa segurança para evitar o retorno de algumas doenças aqui para o Estado.”
Fuck ressaltou que os municípios estão realizando diversas ações para facilitar o acesso, garantindo a vacinação em dia e elevando as coberturas, o que trará “segurança e saúde para a população.”
Intensificação contra o sarampo
Além da multivacinação para crianças e adolescentes, a Saúde catarinense também intensifica a imunização contra o sarampo para a população na faixa etária entre os 12 e 59 anos de idade. O diretor da DIVE explicou a estratégia focada na prevenção do vírus.
“O Estado já vem numa estratégia de intensificação considerando o cenário internacional, especialmente das Américas. Casos de sarampo, temos casos de sarampo no país, nos países próximos. Então a gente vem desde a metade do ano numa estratégia e numa ação de busca ativa voltada para o sarampo, iniciando com a dose zero a partir dos seis meses de idade, mas também buscando grupos que até mesmo pelas suas atividades laborais têm um risco maior de exposição a pessoas que podem estar doentes.”
O objetivo é garantir a vacinação para toda a população adulta, considerada a melhor estratégia de proteção. Segundo Fuck, essa ação é vital, especialmente após a circulação importante da doença registrada no estado entre 2019 e 2020. “Isso nos traz uma segurança para que se o vírus chegar, a gente não vai ter um risco de disseminação em nível de surto, até mesmo de epidemia,” afirmou.
A Secretaria de Saúde orienta que a população procure as informações do seu município para saber quais postos de vacinação estarão abertos e os horários de atendimento para o Dia D da campanha.
*Com informações Acaert