Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Boas-vindas do novo colunista e primeiro assunto: O que o covid-19 fez com meus pensamentos?

Colunista Guilherme Coan faz sua apresentação ao canal e fala sobre os problemas que o covid-19 tem causado nas pessoas e no modo como pensam e se relacionam.

Por Guilherme Coan02/05/2022 09h06

Olá, tudo bem com vocês? Espero que sim! Mas como diz o ditado popular… vamos levando! Não podemos nos deixar levar pelos pensamentos ruins ou deixar que eles nos dominem. Faço disso meu propósito de vida para poder levar a vida adiante. Claro, sem esquecer das coisas boas que a vida nos traz como família, amigos, conquistas pessoais, entre muitas outras coisas. Após essa breve introdução deixem me apresentar. Meu nome é Guilherme Coan, sou farmacêutico há 17 anos com pós-graduação em farmácia clínica: farmacoterapia. Como sempre tive como ideal de vida ajudar as pessoas a terem melhor qualidade de vida, me candidatei a vereador pela cidade de Lauro Müller e tive a felicidade de ser eleito para o mandato de 2021 a 2024. Quero poder ajudar você leitor a entender um pouco mais sobre saúde, sobre os medicamentos que costumamos usar no dia a dia e suas curiosidades, sobre prevenção de doenças, entre outros assuntos que nos rodeiam. Como primeiro assunto a ser abordado, gostaria de falar um pouco sobre os problemas mentais que o Covid-19 tem trazido às pessoas.

Você sabia que uma das principais consequências do vírus está relacionada a problemas mentais? Por isso essa pequena introdução, sobre princípios que nos guiam e qualidade de vida. Sem uma boa saúde mental não temos condições de seguir em frente. Não teremos a energia necessária para levantar da cama com energia e disposição.

Você que pegou o vírus tem se sentido mais cansado? Irritado? Sem paciência com as pessoas ao seu redor? Sem perspectivas para o futuro? Pois saiba que você não é o único nessa história. Vários estudos científicos já estão trazendo essas informações. São problemas como ansiedade, depressão, declínio da memória, até transtorno pós-traumático.

Os estudos têm identificado marcadores inflamatórios no sangue que vem amparando os estudos e sendo chamado pelos pesquisadores de “Brain Fog” que quer dizer “confusão mental”. Mas não se assuste porque temos muitos profissionais capacitados a entenderem e a tratar desse tipo de problema. São profissionais médicos, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos que podem lhe ajudar.

Mas não esqueça que não são somente esses profissionais os responsáveis. Temos que ter políticas públicas para uma boa gestão e orientação em saúde. Quer um exemplo? Como o prefeito de sua cidade tem conduzido as questões de tratamento pós-covid em sua cidade? Quais equipes foram montadas para melhor atender sua população? São apenas algumas perguntas que devemos fazer a si mesmos e depois consultar/cobrar dos nossos representantes. Então fica aqui meu apelo para que todos nós façamos nossa parte para que as pessoas ao nosso redor estejam cada vez melhor e nossa sociedade mais unida e comprometida com o próximo.

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS