Orleans recebe aprovação para construção de Centro de Atendimento à Pessoa Idosa
Vereadores detalham projeto que oferecerá acolhimento, atividades e hidroginástica para a população idosa

O governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, anunciou a construção de 11 Centros de Atendimento à Pessoa Idosa (CAPI) em diferentes regiões do estado, com investimento total de mais de R$ 82 milhões. Orleans está entre os 11 municípios contemplados, com previsão de estrutura ampla, oficinas e atendimento diário aos idosos.
Além de Orleans, também receberão unidades do Capi os municípios de Canoinhas, Joaçaba, Lages, Laguna, Maracajá, Palhoça, São Bento do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, Orleans, Rio Negrinho e São Joaquim.
A notícia foi detalhada em entrevista ao Jornal da Guarujá pelos vereadores Dovagner Baschirotto (MDB), Mirele Debiasi (PSDB) e Maiara Dal Ponte Martins (MDB).
Importância do projeto para os idosos
Segundo a vereadora Maiara, a iniciativa representa um avanço significativo para o município. “É um prazer estarmos aqui trazendo uma grande notícia para Orleans e para os nossos idosos, com essa conquista através do governo do estado e da secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont”, disse.
A vereadora Mirele explicou detalhadamente a proposta da Casa do Idoso. “Muito se falava antigamente em uma ‘creche para o idoso’, mas este projeto é muito mais amplo: será um local de acolhimento, com oficinas, piscina de hidroginástica, yoga, pilates, aulas de informática para que eles aprendam a se proteger de golpes, e espaços de convivência. O idoso poderá participar em dois períodos diários, com direito a lanche e momentos de confraternização. Quando falamos em cuidar do idoso, estamos falando daqueles que construíram a nossa cidade, e também do nosso futuro, porque, se Deus quiser, todos nós um dia vamos usufruir dessa Casa”, afirmou.
A vereadora Maiara complementou: “A secretária Adeliana nos apresentou o projeto em primeira mão. A estrutura é ampla, com salas para terapias, aulas de informática, piscina de hidroginástica e varandas para convivência. É um espaço pensado para atender as necessidades físicas, cognitivas e sociais dos idosos. Apenas 11 municípios de Santa Catarina foram contemplados nesta primeira etapa, e Orleans é um deles”.
Contrapartidas do município e funcionamento
O investimento previsto para a obra é de R$ 7,5 milhões. O local onde será construída a unidade ainda não está definido. O vereador Dovagner explicou que o município será responsável pelo terreno e manutenção do CAPI, enquanto o estado construirá a edificação e fornecerá os recursos para a obra. “A Casa do Idoso funcionará durante o dia, sem hospedagem noturna. A família ou cuidador terá a responsabilidade de levar o idoso para casa ao final do período. A ideia é oferecer acolhimento e atendimento de qualidade sem terceirizar responsabilidades. A obra será pré-moldada, com dois blocos: um para os espaços internos e outro para a piscina, também coberta”, detalhou.
A vereadora Mirele ressaltou ainda a importância do projeto como política pública e não como ação política: “Nosso trabalho é fazer políticas públicas, não politicagem. Este recurso não é para beneficiar vereadores ou partidos, mas para cuidar da nossa população idosa”.
Trâmites e articulação política
Os vereadores relataram que a articulação envolveu deputados estaduais, ex-prefeito e a secretária de Estado. “Graças ao deputado Volnei Veber (MDB) ao ex-prefeito Jorge Koch (MDB) e ao nosso trabalho nos bastidores, conseguimos que Orleans fosse contemplada. Todo o processo burocrático será acompanhado pelo Executivo municipal, garantindo que nenhuma etapa seja perdida”, disse Dovagner.
Durante a entrevista, o prefeito Fernando Cruzetta enviou uma mensagem via WhatsApp, informando que poderá esclarecer futuramente o trâmite de execução do projeto. Ele destacou que “o pedido passou por todos os vereadores que assinaram a solicitação e levaram à secretária Adeliana”.
A vereadora Mirele respondeu à mensagem, esclarecendo: “Nós tivemos a audiência pública com cinco vereadores presentes (Mirele, Maiara, Dovagner, Marlise e Pedro Orben). Se houve algum outro documento assinado por todos os vereadores, não passou por nós”. Já a vereadora Maiara explicou que tomou conhecimento da liberação do recurso em uma ida a Brasília e que o contato com assessores do deputado e com a secretária Adeliana permitiu agendar a audiência que viabilizou a liberação do recurso.
Segundo os vereadores, a Casa do Idoso terá grande impacto na qualidade de vida da população idosa do município, oferecendo atendimento integral e oficinas diversas. “O número de idosos em Orleans, assim como em todo o Brasil, vem aumentando significativamente. Esta Casa de Apoio irá melhorar a saúde, a socialização e a qualidade de vida dos nossos idosos”, afirmou a vereadora Maiara Dal Ponte Martins.
Dovagner destacou que o acompanhamento político e administrativo é essencial para garantir que o projeto seja executado conforme planejado: “O recurso está garantido. Agora cabe ao Executivo cumprir todos os trâmites e documentação exigida pelo Estado. Se Deus quiser, no próximo ano a Casa do Idoso estará disponível para a população”.
Confira entrevista completa