Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Orleanense é eleito conselheiro do Consulado Geral da Itália

Por Cristian Veronez07/12/2021 18h37
Foto: Bruno Bernardo Croceta

Participaram neste importante evento eleitoral os cidadãos que possuem cidadania italiana reconhecida com os requisitos legais para o eleitorado ativo, residentes e inscritos no AIRE no distrito consular há pelo menos 6 meses (em relação à data das eleições). O voto foi realizado por correio, mas – ao contrário das eleições políticas e referendos – o envelope eleitoral foi enviado somente aos eleitores que solicitaram expressamente a inscrição na lista eleitoral, pelo menos trinta dias antes da data estabelecida para a votação.

O Orleanense Alexandro Veronesi concorreu pela lista ITALIANITÀ IN MOVIMENTO, que é um movimento apartidário de cidadãos italianos residentes no Brasil, cujo objetivo central é representar os interesses e defender os valores da comunidade italiana. Á lista ITALIANITÀ IN MOVIMENTO lançou candidatos em todos os consulados italianos do Brasil. Graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Marketing e atualmente presidente da Associação Veneta de Orleans e Região, entidade que atua na promoção da cultura e da língua italiana promovendo encontros de cultura, eventos gastronômicos e musicais e escolas de língua italiana. Também é historiador e estudioso da história da imigração italiana, promovendo eventos de cultura e exposições fotográficas. Conselheiro municipal de cultura e turismo da cidade de Orleans (SC). Participou da fundação de entidades italianas em Santa Catarina e também trabalhou como produtor de projetos de cinema. Profundamente envolvido com a comunidade italiana de Santa Catarina, estudando e pesquisando a história da imigração, desenvolvendo projetos de cultura como exposições, eventos gastronômicos, cinema, gravação de CDs, pesquisas genealógicas, auxílio na escrita de livros, participação em encontros culturais e debates.

As articulações agora já giram em torno dos nomes a serem convidados na condição de “cooptados” e, principalmente, da eleição dos três conselheiros que representarão o Brasil no CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’.

Os resultados oficiais ainda não foram proclamados, o que deverá acontecer nos próximos dias, quando também começam a acontecer as primeiras reuniões com os novos conselheiros. COMITES é uma entidade oficial, dos consulados italianos, que representa o cidadão italiano no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares. Cada circunscrição consular possui um COMITES. No Brasil, existem sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Atualmente com o aumento do número de cidadãos italianos no exterior, a circunscrição consular de Curitiba (formada pelos estados de Santa Catarina e Paraná), será composto por 12 membros eleitos por voto direto via correio e permanecerão no cargo por cinco anos, não recebendo remuneração.

E para falar sobre este assunto o apresentador Carlos Della Justina entrevistou nesta terça-feira, dia 7, durante o Jornal da Guarujá, o conselheiro do Consulado Italiano, em Curitiba, no Paraná, Alexandro Veronesi. Confira!

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS