Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Vídeo: Tsunami meteorológico arrasta carros e banhistas em Laguna

Defesa Civil alerta para fenômeno raro

Por Ligado no Sul12/11/2023 08h04
Foto/Reprodução Vídeo

Um tsunami meteorológico pegou de surpresa quem estava nas areias da praia do Cardoso, na tarde desse sábado, 11. A praia do Cardoso foi invadida pela elevação repentina da maré, resultando no arrastamento de carros estacionados na faixa de areia.

O momento foi documentado por outros banhistas e por câmera de segurança do comércio local.

Dezenas de carros e pessoas foram surpreendidas pela força das águas. Em um áudio, uma mulher descreveu a cena como desesperadora, destacando que carros e pessoas foram arrastados pela força do mar. Felizmente, não foram registrados feridos.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado explicando que o fenômeno é de difícil previsão e não é comum de ocorrer. Geralmente associado a sistemas meteorológicos, como linhas de instabilidade, este tsunami ocorreu devido à passagem de uma delas pelo Litoral Sul no sábado.

Contrariando as previsões, não havia alertas de mar agitado ou alagamentos costeiros na costa de Santa Catarina. As linhas de instabilidade, compostas por células de tempestades alinhadas, ao passarem paralelas à costa, causam mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas, impulsionando a água do mar em direção à praia.

Essas linhas de instabilidade geram “pulsos” de pressão atmosférica que perturbam as águas da plataforma continental. A velocidade de propagação desses pulsos é próxima à velocidade da linha de instabilidade, resultando em uma ressonância quase perfeita entre a atmosfera e o oceano. Isso amplifica a altura da onda, que, ao se dirigir à costa, pode crescer ainda mais, atingindo vários metros em questão de minutos. Esse fenômeno provoca uma rápida elevação da maré, podendo causar ressacas e inundações costeiras.

Em praias quase planas, especialmente aquelas voltadas para o quadrante sul, como Laguna, a inundação pode alcançar dezenas a centenas de metros nas áreas costeiras.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS