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Sete passos para melhorar o caixa do seu negócio. Por Milena Flor.

Por Milena Flor27/09/2022 15h14

Tem possibilidade de uma empresa viver sem caixa?

Se na empresa não tem dinheiro em caixa, não tem como manter um negócio, sem dinheiro não tem como ter funcionário, investimento, estoque, não há crescimento na empresa.

Para você entender quando eu falo caixa é o dinheiro disponível em caixa no negócio.

E o que você pode fazer dentro da empresa para aumentar ou gerenciar o caixa?

Quando uma empresa não tem caixa à empresa fica limitada, o CAIXA é importante para a sobrevivência do negócio.

Vou compartilhar sete estratégias, que vai te ajudar a melhorar o caixa da sua empresa.

1)             Preço do produto: você pode aumentar o preço dos produtos ou serviços.

Ah Milena, meu preço já está no limite, está competitivo por causa dos concorrentes, não tem como eu aumentar o preço.

Certo, vou mostrar os 6 opções para aumentar o caixa.

2)             Volume: você pode vender mais unidades pelo mesmo preço. Ah não dá para aumentar o preço, mas você pode vender mais unidades/quantidades do produto. Se hoje vendo 50 pares de tênis, o que posso fazer para vender 80 pares de tênis.

Agora uma coisa que o empresário não liga, ou passa despercebido e que impacta no caixa da empresa é o custo dos produtos.

3)             Custo dos produtos vendidos, a negociação com o fornecedor, você precisa comprar no melhor preço. Isso impacta diretamente no seu lucro.

Exemplo: Você vende sapatos.

Então você negocia com o seu fornecedor você compra o tênis por R$ 100,00 reais, e vende por R$ 200,00 reais, no seu caixa você vai sobrar R$ 100,00 reais.

Agora se você vende por R$ 200,00 reais este tênis, eu acabei de te falar uma forma é aumentar o preço, você diz Milena não consigo.

Portanto, outra saída é você melhorar o preço de compra, a negociação com o seu fornece

Se você compra por R$ 80,00 reais o tênis, e vende por R$ 200,00 reais, no seu caixa aumentou R$ 120,00 reais.

Essa é uma maneira de você aumentar o caixa da sua empresa. Diminuir o preço de compra.  Você sempre vai ganhar mais no seu negócio se você comprar certo.

4)             Despesas Operacionais: você pode reduzir os custos operacionais, custo é igual unha, precisa ser cortada sempre, sempre você precisa rever seus custos. A melhor maneira de você ter o controle dos custos é analisando a DRE – Demonstrativo de Resultado.

5)             Contas a receber: você pode receber dos devedores mais rapidamente. Diminuir o prazo com o cliente. Hoje você vende com 30/60/90 dias, o que você pode fazer para melhorar este prazo, vender com 20/40 dias.

6)             Estoque: você pode reduzir o prazo do produto no estoque, como assim: o tempo que o produto fica parado, se o produto fica muito tempo na prateleira para ser revendido, é dinheiro parado, quanto menor o ciclo do produto ficar parado melhor.

O que você pode fazer, amanhã analisar os produtos que você tem e vê quando você comprou, há faz 30 dias, 40 dias, 90 dias.

Faça que o produto parado na prateleira seja o menor possível, para que o dinheiro gire dentro da sua empresa, não fica ali parado.

7)             Contas a pagar: Você pode desacelerar o pagamento dos credores.  O porquê eu digo antecipar o prazo do cliente e adiantar o prazo do fornecedor.

Está situação: compra de mercadoria, o fornecedor da o prazo de pagamento 30 dias. Vamos supor que o estoque fica parado 40 dias. Quando você vai vender para o cliente você dá o prazo de 30 dias para receber do cliente.

Voltando ao exemplo do tênis: entende que em 30 dias você precisa de R$ 100,00 reais para pagar o fornecedor, e apenas daqui 40 dias você vai receber os R$ 200,00 reais.

Vê que a empresa fica sem caixa por 30 dias, para o seu caixa não ficar negativo, você precisa de capital de giro (tem apenas uma coluna aqui falando sobre capital de giro).

Qual a solução para isso: que você receba antes do seu cliente, e depois paga o seu fornecedor, se você negocia com seu fornecedor um prazo maior de pagamento, e para seu cliente você diminui o prazo.

E também diminua o prazo que o produto fica estocado na sua empresa.

Repetindo os sete passos para melhorar o caixa do seu negócio:

1)             Preço: Você pode aumentar o preço dos produtos ou serviços;

2)             Volume: você pode vender mais unidades pelo mesmo preço;

3)             Custos dos produtos vendidos: você pode reduzir custo no momento da compra com o fornecedor;

4)             Despesas operacionais: você pode reduzir os custos operacionais;

5)             Contas a receber: você pode receber dos devedores em um ciclo menor;

6)             Estoque: você pode reduzir prazo que o produto fica em estoque;

7)             Contas a pagar: você pode desacelerar o pagamento dos credores.

Colocando em prática: revise os sete passos e analise quais pontos de melhoria no seu negócio.

Abraço, fique com Deus e até semana que vem!

Milena Flor

Sócia e Proprietária Countex Contabilidade

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