Secretário de Saúde de Orleans participa do Jornal da Guarujá
Em entrevista na manhã desta quarta-feira, o secretário falou sobre o aumento de casos da Covid, vacinação e ações do Novembro Azul
Na manhã desta quarta-feira, o secretário de saúde de Orleans Murilo Debiasi Ferrareis, participou do Jornal da Guarujá.
Durante a entrevista, o secretário falou sobre o aumento dos novos casos de Covid, que nas últimas duas semanas 15 pessoas foram positivadas com a doença.
Desde o início de novembro, o Boletim Epidemiológico da Fio Cruz aponta um crescimento nos casos de Covid e a ocorrência de uma nova subvariante da doença em alguns estados, Santa Catarina está entre eles.
Com o aumento significativo de casos positivos da doença, o secretário de saúde fez um alerta a população. Orleans desde o início da pandemia em 2020, já registrou 8.2640 casos confirmados e 98 óbitos registrados em decorrência do Covid.
“É importante frisar que o diagnóstico para Covid é feito na Unidade de Saúde, então a pessoa que apresenta qualquer sintoma gripal, deve procurar atendimento imediato na Unidade de Saúde, onde vai realizar o teste e receber toda a orientação necessária em relação ao tratamento dos sintomas”, destacou.
Em Orleans, a vacina para crianças a partir dos 6 meses de idade já chegou à cidade e nos próximos dias já será possível a imunização nas crianças.
“A vacinação continua e àqueles que ainda não estão com seu esquema vacinal completo, devem procurar a vacinação para estarem completamente protegidos contra o agravamento. A vacina não evita que a pessoa tenha o contato com o vírus, mas as pessoas vacinadas, têm muito menos chances de agravamento com a infecção pela Covid”, frisou o secretário.
As unidades com sala de vacinação estão distribuídas nas unidades de saúde de São Donato, no Centro, Santa Luzia , no Rio Belo, São Roque, no Barro Vermelho, Padre Santos, na Coloninha, São Francisco no bairro Corridas , Nossa Senhora Aparecida em Pindotiba.
A secretaria de saúde, recomenda a todos aqueles que estão com sintoma gripal ou que ainda não estão imunizados contra a doença a utilizar a máscara.
Novembro Azul
Ainda durante a entrevista, Ferrareis falou sobre a importância das atividades e exames realizados durante todo o mês de novembro em alusão ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância do cuidado da saúde do homem. Além de algumas unidades de saúde realizarem atendimento aos homens em horário estendido, hoje, a partir das 19h , no Centro Administrativo, uma palestra sobre saúde do homem com o cardiologista Dr Ronaldo Passos da Silva, dermatologista Dr.Roberto Suaya Netto e o nutricionista Fábio Bianco. O evento é aberto ao público masculino.
Copa do Mundo
O secretário de saúde lembrou ainda que durantes os dias de jogos da seleção brasileira na Copo do Mundo, as UBSs e a Secretaria de Saúde funcionarão das 7h às 13h.