Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Secretária de Saúde de Laguna renuncia após apenas 24 horas no cargo

Em comunicado, ex-secretária diz que falta de compromisso com os princípios éticos e morais que norteiam a administração pública, foi um dos motivos

Por Ligado no Sul26/04/2024 08h27
Foto/Elvis Palma

A recém-nomeada Secretária de Saúde de Laguna, a dentista Luana Julya Honorato, surpreendeu ao pedir exoneração do cargo apenas um dia após sua nomeação. A rápida decisão foi oficializada ontem, dia 25, deixando questionamentos sobre os motivos por trás da renúncia tão precoce.

Em um comunicado divulgado pelo Portal Agora Laguna, Luana expressou sua insatisfação com a falta de autonomia e transparência no exercício de suas funções. Além disso, ela afirmou ter sido impedida de acessar documentos essenciais para o desempenho de suas atribuições como secretária de saúde do município.

No comunicado, Luana Julya Honorato destacou: “À frente da Secretaria de Saúde, deparei-me com obstáculos que comprometiam seriamente minha capacidade de realizar um trabalho sério e comprometido com o bem-estar da população. Fui impedida de acessar relatórios e informações essenciais para uma gestão eficaz, o que minou minha condução dos assuntos públicos”.

A resposta da Prefeitura de Laguna não demorou a chegar. Contrariando as declarações da ex-secretária, a administração municipal afirmou que Luana teve amplo acesso ao sistema antes de sua exoneração, como comprovado pelo histórico de acessos. Além disso, a Prefeitura destacou que havia organizado uma visita aos postos de saúde, porém, Luana optou por não aceitar a assistência oferecida, criando um ambiente de desconforto entre os funcionários da secretaria.

Comunicado da ex- secretária: 

É com pesar e profundo desapontamento que venho comunicar minha saída do cargo de Secretária de Saúde do município. Após uma cuidadosa reflexão e análise da atual situação, não me resta alternativa senão renunciar ao posto que ocupo.

Gostaria de esclarecer que minha decisão não é motivada por questões pessoais ou profissionais, mas sim pela falta de autonomia e transparência que enfrentei durante minha gestão. Desde o início, deixei claro ao prefeito e ao secretário interino que só assumiria a responsabilidade se tivesse pleno respaldo para desempenhar minhas funções de maneira ética e eficiente. Infelizmente, essa condição não foi atendida.

À frente da Secretaria de Saúde, deparei-me com obstáculos que comprometiam seriamente minha capacidade de realizar um trabalho sério e comprometido com o bem-estar da população. Fui impedida de acessar relatórios e informações essenciais para uma gestão eficaz, o que minou minha condução dos assuntos públicos.

É com tristeza e indignação que constato a falta de compromisso com os princípios éticos e morais que norteiam a administração pública. Minha saída não representa um abandono de minhas responsabilidades, mas sim um ato de coragem em defesa da integridade e da transparência no serviço público.

Apesar das dificuldades encontradas, saio de cabeça erguida e com a consciência tranquila de que agi conforme minha consciência e meus valores. Não me arrependo das escolhas que fiz, pois sempre priorizei o interesse coletivo e o bem-estar da comunidade.

Expresso minha gratidão a todos que colaboraram com meu trabalho e reafirmo meu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, independentemente dos desafios que enfrentamos. Continuarei lutando pelos ideais que sempre nortearam minha trajetória profissional, na esperança de um futuro mais justo e digno para nossa cidade e seus moradores.

Atenciosamente,

Luana Julya Brolo Honorato

Confira nota da Prefeitura de Laguna

A Secretaria de Saúde de Laguna vem a público esclarecer os recentes eventos relacionados à exoneração da Secretária de Saúde, Luana Julya Brolo Honorato, nomeada em 24 de abril de 2024.

Luana foi, oficialmente, cadastrada no sistema 1Doc da Prefeitura e recebeu todos os acessos necessários aos documentos e informações da pasta no mesmo dia de sua nomeação. Na manhã de 25 de abril, enfrentou um contratempo ao perder sua senha de acesso, situação que prontamente seria resolvida no mesmo dia, no período da tarde, com a recuperação do acesso pelo setor de informatica a partir das 13h.

Contrariamente às declarações da ex-secretária, afirmamos que ela teve acesso amplo ao sistema antes de sua exoneração, conforme documentado pelo histórico de acessos. Além disso, na manhã de 25 de abril, foi organizada uma visita aos postos de saúde, para a qual a Secretaria disponibilizou o acompanhamento do médico diretor-técnico. Infelizmente, a ex-secretária optou por não aceitar essa assistência técnica, criando um ambiente de desconforto entre os funcionários.

Esta série de eventos não foi ao encontro com as expectativas estabelecidas para a gestão eficaz da pasta, culminando na decisão de sua exoneração. A Prefeitura de Laguna reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência administrativa, sempre buscando oferecer o melhor serviço à população.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS