SC lança emissão online da segunda via da identidade; primeira via digital será o próximo passo
Programa Identidade Catarina permite solicitar a segunda via da Carteira de Identidade pela internet e prevê, em breve, a digitalização completa do processo para a primeira via.
Santa Catarina deu início ao Programa Identidade Catarina, uma plataforma digital que permite solicitar a segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pela internet. O serviço está disponível no aplicativo SC Fácil e no site da Polícia Científica de Santa Catarina.
Neste primeiro momento, a ferramenta contempla apenas pedidos de segunda via do documento. A previsão é que, nos próximos meses, os cidadãos também possam emitir a primeira via de forma totalmente digital.
Ao anunciar o programa, o governador Jorginho Mello afirmou que a iniciativa representa um passo importante para modernizar os serviços públicos no estado. Ele destacou que a digitalização reduz filas e agiliza o atendimento. “Estou muito feliz em ver a Polícia Científica ter avanços de modernidade. Estamos à frente de muitos estados do Brasil. Quero cumprimentar todo o time por atender as pessoas de forma mais rápida e eficaz”, disse.
Desde a implementação do novo modelo que utiliza o CPF como número único de identificação, já foram emitidos 2 milhões de documentos em Santa Catarina. Agora, com o sistema digital, o cidadão poderá acompanhar o processo online e só precisará ir a um posto de identificação para retirar o documento.
A perita-geral da Polícia Científica, Andressa Fronza, explicou que o programa integra ações para ampliar e modernizar a emissão do documento. “O cidadão já pode solicitar a segunda via da CIN a partir de casa. Nos próximos meses, teremos a possibilidade de solicitar a primeira via e fazer todo o processo online”, informou.
Segundo ela, o próprio usuário fará a foto e a captura das digitais pelo celular, enquanto a equipe técnica fará a validação. “No momento da retirada do documento, o cidadão fará a conferência biométrica”, completou.
A perita-geral também destacou as medidas de segurança adotadas para evitar fraudes. “Seremos o primeiro estado do país a implementar essa possibilidade. Temos ferramentas para detectar tentativas de fraude e todo o processo é feito com muita segurança”, afirmou.
*Com informações Acaert