Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Santa Catarina mantém liderança nacional em taxa de emprego, revela pesquisa do IBGE

Os dados são referentes ao 4º trimestre de 2023.

Por Ligado no Sul17/02/2024 12h00
Foto: Marco Favero/Secom

Santa Catarina celebra o encerramento do quarto trimestre de 2023 como líder nacional em empregabilidade, marcando a menor taxa de desocupação do país, de acordo com os dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa sexta-feira, 16.

Com uma taxa de desocupação de 3,2%, o estado alcançou o maior índice de ocupação durante o período, contrastando com a taxa nacional de 7,4%. Santa Catarina também se destaca como o estado com o maior percentual de trabalhadores com carteira assinada, registrando impressionantes 88,2%.

“Não é ser melhor do que ninguém, mas Santa Catarina é isso, é trabalho, é resiliência. A gente vê no dia a dia, vem a dificuldade e em seguida o povo tá de pé novamente. Vem a crise, o estado é o último a entrar e o primeiro a sair, reconstruindo, trabalhando firme. Ao encontro dessa força, o Governo tá investindo em obras estruturantes, na saúde, na segurança, na educação e principalmente em quem produz e gera emprego. A meta é melhorar sempre”, destacou o governador Jorginho Mello.

A pesquisa revelou que, no quarto trimestre de 2023, o estado presenciou um crescimento notável na ocupação em setores como “Outros Serviços” e “Alojamento e Alimentação”, impulsionando ainda mais a economia local e a geração de empregos.

O secretário de Estado do Planejamento, Edgar Usuy, falou sobre a  importância do desenvolvimento econômico equilibrado em todas as regiões de Santa Catarina e  os progressos nas áreas de turismo e na diversificação econômica. ” O desenvolvimento econômico começa a ficar mais equilibrado geograficamente no nosso estado, o que é, realmente, muito importante para que a gente possa ter todas as regiões com musculatura econômica, com projetos e planejamentos de médio e longo prazo para que a gente consiga elevar cada vez mais a estrutura e a organização da economia catarinense”.

Silvio Dreveck, secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, também expressou sua satisfação com os resultados. “Estes dados são a comprovação do espírito empreendedor dos catarinenses. Os bons resultados de Santa Catarina são o reflexo de um compromisso conjunto com o progresso e o bem-estar de nossa sociedade, impulsionados pela visão e liderança do governador Jorginho Mello. Com o apoio contínuo do Governo do Estado e investimentos estratégicos estamos construindo um futuro ainda mais promissor para o estado”.

 

*Com informações SECOM

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS