Primeiro caso de dengue é confirmado em Cocal do Sul
A jovem de 17 anos e moradora da cidade foi infectada em Joinville
A cidade de Cocal do Sul, registrou o primeiro caso de dengue. A informação foi confirmada pela secretária de saúde de Cocal do Sul, Glícia Pagnan. “A dengue está chegando. O problema é sério e merece nossa atenção. Cuide da sua residência. Vamos evitar possíveis focos do mosquito transmissor”, alerta a secretária.
Trata-se de um caso importado, quando o morador é infectado em outra cidade. Uma jovem de 17 anos de idade, moradora de Cocal do Sul teria contraído a infecção na cidade de Joinville. O quadro de saúde da jovem é estável.
Os sintomas da dengue são muito parecidos com sintomas gripais, por isso a população precisa ficar alerta. “Se você está desconfiado que possa estar com dengue, procure o serviço de saúde mais próximo. Os sintomas são dor no corpo, febre e podem aparecer manchas avermelhadas também no corpo. Então, procure o serviço de saúde para realizar os exames o quanto antes. Faça sua parte”, destaca a secretaria.
O município realiza constantemente ações para identificar possíveis focos do mosquito que transmite a doença. Semanalmente as armadilhas que estão espalhadas pelo munícipio são vistoriadas e o atendimento de denúncias, investigações e monitoramento dos casos suspeitos de dengue também são realizados.
Como prevenir
As medidas de controle para prevenir a doença, é manter o domicílio sempre limpo, evitar o acúmulo de água em locais abertos, como os vasos de plantas, poças de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem a devida manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampinhas de garrafa, entre outros.
*Com informações Portal Litoral Sul