Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Pela primeira vez, Criciúma recebe Semana Inclusiva com feirão de empregos para PCDs

Além de vagas, pessoas com deficiência terão acesso à emissão de laudo caracterizador. Evento promovido pelo MTE e MPT, em parceria com ABRH, Satc, Acic, Sine e Maxipas será no próximo sábado, dia 27

Por Ligado no Sul25/09/2025 09h30
Imagens/Divulgação

Criciúma tem 91 empresas com mais de cem colaboradores e que, por lei, precisam contratar Pessoas com Deficiência (PCDs). Incluir esse público no mercado de trabalho, no entanto, ainda é um desafio. Tanto que a média de contratação no Brasil e no estado de Santa Catarina é de 58,5% e 65,4% respectivamente. Em Criciúma, esse número é ainda mais baixo: apenas 52,7% das vagas para PCDs são preenchidas.

Este cenário despertou a necessidade de ações estratégicas e, por isso, pela primeira vez a cidade receberá a Semana Inclusiva realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A ação será no próximo sábado, dia 27, das 08 às 12h na Acic. Ao todo, 13 empresas estarão com mais de cem vagas à disposição.

O evento é promovido em parceria com muitas entidades e empresas, explica Luciana Xavier Sans de Carvalho, auditora fiscal do trabalho e coordenadora do Projeto de Inclusão de PCDs e reabilitadas do INSS em SC. “O evento é promovido há dez anos no estado, em cidades chaves. E agora estaremos em Criciúma, inclusive com a emissão de laudos, que são tão importantes e necessários para a contratação. A semana nasceu porque percebemos uma sociedade muito excludente. Muitas pessoas com deficiência não saiam de casa, não tinham qualificação profissional, não acessavam cultura, esporte e lazer e a ação tem contribuído bastante nessa última década, embora ainda tenhamos um grande desafio pela frente”, destaca.

Região abraçou a causa

Para promover o evento, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Regional Sul atua junto aos órgãos. “Percebemos essa distância entre as empresas que precisam contratar e as pessoas que ainda não estão inseridas no mercado. Nosso trabalho é ajudar como uma ponte, mostrando que a inclusão pode ser uma realidade e que, muitas vezes, as pessoas precisam somente de uma oportunidade. Estamos reunindo esforços para que esse evento seja um sucesso e se repita nos próximos anos”, destaca Tânia Aquino, presidente da ABRH Sul. Não é necessário que os interessados nas vagas levem currículos ou o laudo. “Estaremos produzindo esses documentos aqui, justamente para que ninguém deixe de aproveitar a oportunidade”, acrescenta Tânia.

Antes do feirão, as 13 empresas cadastradas para ofertar vagas, participarão de um workshop recebendo informações e esclarecimentos sobre a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O evento é promovido pelo MTE e MPT, em parceria com ABRH, Satc, Acic, Sine e Maxipas. “A Satc é um ótimo exemplo de inclusão. Na contramão da realidade local, ela tem contratação de PCDs em número acima da média. Inclusive foi em uma palestra na Satc que lançamos o desafio de trazer a Semana Inclusiva para a região Sul e eles abraçaram a causa, o que nos deixa muito contentes”, acrescenta Luciana.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS