Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Parque Astronômico de Criciúma oferece programação especial para observação da superlua

A noite mais especial está programada para a terça-feira, dia 1º, quando a Lua estará em seu perigeu, momento em que fica visivelmente maior e mais brilhante

Por Ligado no Sul01/08/2023 11h30
Foto/Divulgação

O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma, preparou uma programação especial para os amantes da astronomia, proporcionando a oportunidade única de observar a superlua durante toda a semana, até sexta-feira, dia 4, os visitantes poderão desfrutar do fenômeno natural de forma gratuita a partir das 19h, utilizando os telescópios disponíveis no parque.

Durante a semana, os participantes serão recebidos com a exibição do filme “De Volta à Lua” e, em seguida, serão direcionados para a observação através dos telescópios. As atividades serão orientadas pelo geólogo da Prefeitura de Criciúma, Maurício Fenilli de Menezes. A noite mais especial está programada para a terça-feira, dia 1º, quando a Lua estará em seu perigeu, momento em que fica visivelmente maior e mais brilhante por estar mais próxima da Terra. Neste dia, os quatro telescópios do parque estarão operando simultaneamente e transmitindo as imagens em tempo real para que todos possam acompanhar.

O Parque Astronômico também contará com uma palestra no dia seguinte, quarta-feira, 2, às 18h30, realizada pelos professores do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, com o tema “Desvendando Nosso Satélite Natural”. A palestra tem o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre a Lua, abordando suas características gerais, desde sua formação até suas diferentes fases.

A superlua, popularmente conhecida como “Lua de Esturjão”, é o segundo fenômeno do tipo em 2023 e ocorre quando a Lua está dentro de aproximadamente 90% da distância mínima entre a Lua e a Terra. É um evento natural que pode ser observado a olho nu.

O Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc², localizado no alto do Morro Cechinel, foi inaugurado recentemente e oferece práticas de observação nos quatro telescópios todas as quintas-feiras a domingos, das 20h às 21h. As sessões guiadas pelo parque e no planetário digital acontecem também de quinta-feira a domingo, em três horários: 15h, 17h e 19h. Para participar das sessões no planetário, o valor do ingresso é de R$ 10 por pessoa e é vendido no local.

Crianças menores de seis anos, idosos e grupos de professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e de creches não pagam. Já os professores e estudantes de escolas particulares de Criciúma, de escolas públicas e particulares de outros municípios e os universitários têm direito a meia entrada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS