Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Papo Empreendedor: Construindo marcas fortes – O papel crucial da imagem na comunicação

Por Ligado no Sul17/06/2024 11h05
Foto/Redação

Lucas Borges é jornalista e head de conteúdo na agência Ápice 360°, referência em comunicação corporativa e marketing político em Santa Catarina. Com uma vasta experiência em campanhas eleitorais e no crescimento empresarial de sua agência, Lucas se destaca tanto no meio político quanto no empresarial. Coordenou campanhas eleitorais para figuras proeminentes como Esperidião Amin (Governador de SC), Clésio Salvaro (Prefeito de Criciúma) e Luciane Ceretta (Reitora da Unesc). Sua trajetória inclui participações em três vitórias consecutivas para o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e na vitória de sete prefeitos nas últimas eleições municipais.

Como diretor da Ápice 360°, Lucas tem consolidado a agência com clientes de peso, como a Unesc e o Farol Shopping. A agência já recebeu diversos prêmios, incluindo o de Melhor Jingle do Ano em Santa Catarina no Prêmio Acaert de 2022, o terceiro melhor outdoor do Brasil no Prêmio Central do Outdoor (SP) e o primeiro lugar na categoria Melhor Comercial Promocional de TV com a campanha “Sonhe como um especialista”, produzida para a pós-graduação da Unesc, na última edição do Prêmio Microfone de Ouro Acaert 2024.

“Nossos prêmios são frutos de um trabalho contínuo e colaborativo. Muitas ideias surgem em momentos informais, como em casa, mas também temos uma equipe qualificada que molda essas ideias na agência. Criamos pensando no resultado do cliente e participamos de prêmios para que o reconhecimento venha de fora para dentro, mostrando nosso diferencial.”

Em conversa no Programa Papo Empreendedor, Lucas Borges compartilhou os desafios de trabalhar com campanhas políticas de alto perfil. “O período eleitoral é acalorado. O candidato está sob enorme pressão, pois qualquer resultado, positivo ou negativo, recai diretamente sobre ele. Há uma exposição extrema de sua imagem e de sua família, tornando tudo muito delicado.”

O jornalista contou que já participou de campanhas de eleições onde questões pessoais foram levantadas, afetando diretamente o bem-estar da família do candidato. “Também é superdelicado para quem está no entorno, como cabos eleitorais e coordenadores de campanha. No entanto, é um ambiente que gostamos de atuar, analisando pesquisas, comportamento do eleitorado e desenvolvendo estratégias de campanha.”

Gestão de uma empresa familiar

Lucas trabalha ao lado de sua esposa e irmão, o que traz um dinamismo único à agência. “Na nossa área, criatividade e propaganda, estar sempre junto é benéfico. Muitas das melhores ideias surgem em momentos informais, como em casa tomando um vinho”, comenta. Cada um deles atende diferentes clientes, mas sempre trocam ideias e sugestões no trabalho um do outro, enriquecendo os resultados.

O sucesso contínuo da Ápice 360° é fruto de constante reinvenção. “O sucesso da agência é como pedalar uma bicicleta: se pararmos caímos. Desde a fundação em 2010, a agência evoluiu constantemente, incorporando novas áreas como mídias digitais e marketing digital”, afirma Lucas. Em 2022, a Ápice 360° abriu uma filial em Florianópolis, sempre buscando novas oportunidades e oxigenando o negócio.

Curiosamente, a agência° nunca visitou um cliente para oferecer seus serviços. “Todos vêm por indicação, o que é uma prova de nossa qualidade e eficácia. Embora isso nos limite a um crescimento mais lento, preferimos focar em atender muito bem os clientes que já temos, garantindo resultados consistentes e duradouros.”

O diretor da Ápice 360º também destacou as diferenças regionais ao conduzir campanhas. “O Brasil é um país de contrastes culturais e regionais. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, era um desafio adaptar nossa comunicação ao contexto local. Levamos 15 profissionais de Criciúma para Campo Grande, enfrentando um cenário onde nosso candidato era um azarão. A vitória foi fruto de uma combinação de boa comunicação, marketing eficiente e um entendimento profundo das particularidades regionais.”

A importância do Marketing

Segundo Lucas, o marketing precisa e deve ser contínuo, um exemplo é  a Coca-Cola. “Apesar de ser líder de mercado há anos, ela precisa continuar vendendo amanhã. A propaganda de hoje não é para vender hoje, mas para garantir vendas futuras.” Ele destaca que tanto líderes de mercado quanto aqueles que buscam conquistar mais espaço devem investir constantemente em marketing. “Marketing não é gasto, é investimento. É crucial medir os resultados e ajustar as estratégias conforme necessário.”

“O mercado está cada vez mais competitivo, e a única maneira de garantir a longevidade de uma empresa é investir em inovação e planejar o futuro. O departamento de hoje paga as contas do departamento de amanhã, que por sua vez garante a continuidade da empresa. Sem isso, o futuro está comprometido.”

Conheça um pouco mais sobre o nosso entrevistado

  • Dicas de livros? Você aguenta ser feliz? Como cuidar da saúde mental e física para ter qualidade de vida, de Nizan Guanaes e Arthur Guerra
  • Um sonho: Ver minha filha conquistando os seus sonhos
  • Uma conquista: A Ápice
  • Um medo: Coisas que possam acontecer com a minha filha
  • Um arrependimento: Não ter morado fora do Brasil
  • Tenho muita vontade de: Viajar o mundo inteiro com minha esposa. O próximo destino será a Itália
  • Uma série ou filme para indicar: A procura da felicidade
  • Qual música Pop ou Rock você mais gosta de ouvir? Legião Urbana, Tempo Perdido
  • Uma qualidade: Ter calma em momentos de pressão
  • Um defeito: Impaciência
  • Eu defendo:  O respeito
  • Uma pessoa/algo que você admira? Ayrton Senna
  • Uma pessoa/algo que você não admira? A intolerância
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Abrindo uma nova filial em Lisboa. 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS