Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Outstaffing: entenda o que é e quais são as vantagens desse modelo de contratação. Por Milena Flor

Por Milena Flor01/10/2022 08h41

O outstaffing permite a contratação de serviços terceiros sem firmar um vínculo empregatício.

O mercado de trabalho está se adaptando às novas necessidades das empresas e dos trabalhadores. Com isso, têm surgido novos modelos de contratação, como o outstaffing.

Esse novo formato pode ser interessante em momentos estratégicos da empresa.

O que é outstaffing

O outstaffing significa terceirização. Uma modalidade que permite a contratação de serviços de uma pessoa sem firmar um vínculo empregatício entre a empresa contratante e o prestador.

De acordo com a lei 13.467/17, proposta pela Reforma Trabalhista, uma empresa pode contratar outra sem que haja necessidade de realizar um processo seletivo, pois a admissão e a gestão do contratado estarão sob responsabilidade da empresa terceirizada.

O outstaffing funciona, sobretudo, como um meio para expandir a empresa. Ele possibilita que, de forma menos burocrática, seja possível ampliar equipes e trazer novos colaboradores de forma rápida e eficiente ao negócio.

Com isso, a empresa procura trazer a mão de obra para dentro de suas dependências, compondo seu ambiente corporativo.

Vantagens do outstaffing

Entre as vantagens do outstaffing estão a maior rapidez nas operações e a redução da necessidade de recursos. Além disso, esse modelo fortalece equipes e traz especialistas para contribuir com uma visão nova e específica sobre o negócio.

Agilidade nas contratações

O outstaffing traz rapidez na obtenção de mão de obra. Isso porque contratar alguém é um processo um tanto quanto longo: são vários passos até encontrar o profissional ideal para compor o time. É preciso esperar a divulgação da vaga, a triagem de currículos, as entrevistas e os protocolos de contratação.

Quando falamos em oustaffing, essas etapas são excluídas, e normalmente o processo de trazer mais profissionais à empresa se dá por uma busca do perfil ideal de empresa e posterior assinatura de contrato.

Redução da necessidade de recursos

Ainda que não seja o principal objetivo de uma empresa que opta pelo outstaffing, ele também traz redução de custos e necessidade de recursos. Isso acontece porque as despesas relacionadas à contratação, ao recrutamento e à seleção, e o fornecimento de instrumentos de trabalho, como computadores, celulares e outros, ficam por conta da empresa terceirizada.

Aumento da produtividade

Isso acontece porque, ao terceirizar o trabalho e direcioná-lo a especialistas, diminuem-se as chances de erro e abre-se espaço para que a equipe se dedique melhor a atividades mais pontuais e até estratégicas.

Há mais conhecimento, especialidade e até tempo hábil para se dedicar de uma forma melhor às atividades, agregando um verdadeiro valor ao negócio.

Portanto, se você empresário está pensando em contratar avalie a possibilidade se esta função pode ser terceirizada. Por exemplo, preciso contratar um gerente para criar um novo produto, ou ver a viabilidade deste produto no mercado, neste caso é viável contratar por terceirização, entre outras funções podem ser terceirizadas.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS