Notícias de Criciúma. Por Janine Limas

Criciúma 50 graus
Esta semana Criciúma se transformou em uma fornalha. Os termômetros foram a loucura, e nós também. Sorte das crianças que participaram da colônia de férias no CEI Afasc Professor Lapagesse. Para espantar o calorão insuportávbel a garotada se refrescou com o banho de chuveirão. Como nos velhos tempos em que a gente ia passar férias na casa dos avós e tomava banho de tanque, é no meu tempo piscina era um luxo para poucos. As quase 500 crianças aproveitaram mesmo esse tempo de férias, teve brincadeira, pintura facial, parque, atividades lúdicas e muito mais.
(Foto: Janine Limas)
Eu tenho medo
A segurança pública na cidade continua sendo tema de discussão e infelizmente de notícias negativas na mídia. Esta semana começou com o sequestro de um homem, no bairro Imperatriz, já no bairro São Francisco, a Polícia Militar prendeu em flagrante três criminosos armados que haviam invadido e assaltado uma casa. Esses são apenas alguns dos casos que nos colocam em alerta.
Moro na região central, na minha rua as câmeras de vigilância dos prédios vizinhos registraram o furto e o arrombamento de dois carros. Eu, como muitos outros moradores ficamos preocupados com esse aumento no número da criminalidade. Sinceramente, eu tenho medo de sair à noite sozinha nesses últimos meses. As polícias Militar e Civil vem fazendo a parte delas, se analisarmos os índices de 2022 eles são até positivos, mas, no entanto, este ano não começou nada bem.
(Foto: reprodução câmera de vigilância)
TeleSaúde ampliado
A telemedicina ficou difundida na Pandemia, com os médicos impossibilitados de atender os pacientes presencialmente, o atendimento virtual foi a solução. No serviço público não foi diferente, a Pandemia acabou, mas o modelo que seria provisório, deu resultados positivos e virou permanente.
Em Criciúma, os atendimentos remotos do TeleSaúde, serão ampliados para mais três bairros: Vila Zuleima, Cristo Redentor e Nossa Senhora da Salete. A plataforma que disponibiliza atendimentos médicos, troca de receitas, agendamento de consultas, resultados de exames e serviços de informação, está disponível para a população desde maio de 2022 e já realizou mais de 20 mil atendimentos, ofertados para 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) cadastradas.
(Foto: arquivo Decom)