Multinacional recebe apoio da prefeitura para se instalar em Laguna
Com planos de se instalar na região de Caputera, às margens da BR-101, entre maio e junho, executivos da empresa estiveram reunidos com o poder Executivo, vereadores e imprensa na manhã desta quarta-feira, 5
“Deixamos as portas abertas da prefeitura e serão bem recebidos aqui em Laguna. Em nome da nossa equipe e população, aguardamos com ansiedade o início das atividades da empresa”. Com essas palavras o prefeito Samir Ahmad, recebeu os representantes da multinacional Eikto.
Com planos de se instalar na região de Caputera, às margens da BR-101, entre maio e junho, executivos da empresa estiveram reunidos com o poder Executivo, vereadores e imprensa na manhã desta quarta-feira, 5.
A empresa de origem chinesa produz células, módulos e sistemas de baterias de lítio, trouxe detalhes do início da operação na cidade. Serão cerca de 40 empregos diretos inicialmente e a expectativa de que outras empresas fornecedoras também se instalem no entorno da fábrica, fomentando a economia da região.
Além disso, o município está apoiando a instalação oferecendo isenção em alguns impostos através da Lei Complementar nº 244. No encontro, um vídeo institucional da cidade foi apresentado. “Estamos muito contentes com a recepção e esperamos retribuir esse carinho à comunidade. Nós conseguimos uma eficiência energética muito boa sem a emissão de carbono. A questão ambiental é muito importante. Nossa bateria não tem ácido, chumbo, não tem poluente que possa vazar ou explodir”, disse o diretor da Eikto, Lex Chen.
A empresa, que já está em fase final de instalação, fará o processamento de montagem das baterias na nova estrutura e terá a parceira de fornecedores locais para a compra de insumos.
“Foram mais de seis meses de negociações e reuniões e hoje podemos comemorar essa vinda que vai gerar empregos e fomentar a economia da cidade”, celebra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Natanael Wisintainer.
Outras reuniões ainda devem ocorrer e em breve detalhes sobre contratações e a data exata de início das operações deverão ser divulgadas. “Também colocamos o Governo de Santa Catarina à disposição da empresa”, destacou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.
Além dos secretários municipais, vice-prefeito Rogério Medeiros e imprensa, os vereadores Hirã Floriano, Rhoomening Rodrigues, Edi Goulart, Vilson Elias, Nadia Tasso e Jaleel Farias participaram do encontro.
Ao final da reunião, uma lembrança da cidade foi entregue pelo prefeito Samir ao diretor Lex.