Luto: Empresário e fundador do Grupo Giassi morre aos 90 anos
Zefiro Giassi deixa um legado de amor, empreendedorismo e generosidade
Na manhã desta sexta-feira, 15, o coração do Sul de Santa Catarina se enche de tristeza ao se despedir do empresário Zefiro Giassi. Aos 90 anos, o fundador e diretor-presidente do Grupo Giassi, responsável pelas marcas Giassi Supermercados e Combo Atacadista, faleceu em decorrência de complicações respiratória. Giassi partiu sua residência, em Içara, rodeado pela família que sempre foi seu porto seguro.
Nascido em 29 de junho de 1933, na Ponta do Mato, Içara, Zefiro Giassi foi o quarto filho de Ângelo Giassi e Lucia Rosso, descendentes de imigrantes italianos. Sua infância foi marcada por uma adversidade que moldou sua resiliência: a perda acidental da visão do olho esquerdo. Apesar disso, Giassi cresceu entre os campos, ajudando os pais na agricultura, e, com determinação, concluiu os estudos, tornando-se professor aos 18 anos.
Durante nove anos, Zefiro compartilhou sabedoria nas séries iniciais da escola de Morro Bonito, na Segunda Linha. Sua vocação para o empreendedorismo e sua generosidade floresceram também em atividades como catequista, capelão e voluntário em eventos da igreja. Em 1955, selou uma união duradoura ao casar-se com Ana Maria Zilli Giassi, professora e companheira de vida. Juntos, construíram uma família com os filhos Rosália, Osni, Maristela, Mariléia e Rogério.
O ano de 1960 marcou o início de uma ousada jornada empreendedora para Giassi, quando trocou a sala de aula por uma pequena loja de tecidos, ferragens e artigos de bazar. Ao longo do tempo, sua loja evoluiu, adaptando-se às necessidades da região, até culminar, em 1970, na inauguração da primeira loja de autosserviço, o Giassi Supermercados.
Giassi também experimentou a vida pública, sendo eleito vereador por Içara em 1963. Após esse período, escolheu dedicar-se inteiramente aos negócios que se tornariam um pilar fundamental da comunidade.
Além dos cinco filhos, 14 netos e 12 bisnetos, Zefiro Giassi deixa um legado de amor, empreendedorismo e generosidade, para os mais de 7 mil colaboradores que considerava sua segunda família.
O velório do empresário iniciou às 8h30 no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Às 16h30, uma missa de corpo presente será celebrada, seguida pelo sepultamento no Cemitério Municipal de Içara.
“A melhor forma de ensinar é dar o exemplo”. Zefiro Giassi