Governo do estado intensifica esforços no auxílio a municípios afetados por chuvas
Até o final da tarde dessa quarta, 46 municípios registraram ocorrências de chuvas intensas
A quarta-feira, 4, foi de trabalho intenso das equipes do Governo do Estado no auxílio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas em Santa Catarina. Até o momento, segundo relatório da Defesa Civil atualizado às 18h, subiu para 46 o número de municípios que registraram ocorrências de chuvas intensas, alagamentos e granizo. São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre emitiram os pedidos de decreto de situação de emergência. Ao longo do dia, o governador Jorginho Mello acompanhou de perto a situação na sede da Defesa Civil.
O governador de SC reforçou que está sendo empenhada toda a capacidade técnica e operacional do Estado na missão principal de proteger vidas. “Nós estamos há três dias reunidos com a Defesa Civil, secretarias de Estado e forças de segurança, monitorando as informações e alertando a população. Nossas equipes estão na rua socorrendo as pessoas, mas a preocupação ainda é grande porque a previsão é de mais chuva. Vamos continuar vigilantes, cuidando das pessoas, protegendo a vida e o nosso patrimônio”, frisa Jorginho Mello.
De acordo com os técnicos da Defesa Civil, a situação no Alto Vale do Itajaí exige atenção por conta das características do rio Itajaí do Sul. “As águas sobem muito rapidamente, mas demoram a baixar”, explica o coronel Cesar Nunes, diretor de resposta a desastres da Defesa Civil de SC.
Corpo de Bombeiros Militar atende a 399 ocorrências
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue no atendimento das ocorrências relacionadas com as chuvas intensas e volumosas que atingem o estado. Até as 18h dessa quarta-feira, 4, foram realizados 399 atendimentos relacionados ao evento climático no estado.