Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Em Criciúma, mutirão para emissão da carteira de identidade acontece neste sábado

Moradores das cidades vizinhas podem participar do mutirão

Por Ligado no Sul29/11/2023 11h10
Foto/ Reprodução

Na manhã desta quarta-feira, 29, o Jornal da Guarujá conversou com Luana Machado Ferreira Gentil, organizadora do evento promovido pela Polícia Científica de Santa Catarina. O destaque é o mutirão que será realizado neste sábado, 2 de dezembro, das 9h às 14h, no Posto de Identificação no Shopping Della, localizado na área central de Criciúma.

O evento, que integra as comemorações dos 107 anos da perícia oficial catarinense, oferecerá à população não apenas de Criciúma, mas de toda a região, a oportunidade de confeccionar a nova Carteira de Identidade Nacional. Luana Gentil compartilhou detalhes sobre as atividades planejadas para a ocasião.

O mutirão de identidade ocorrerá por ordem de chegada, com distribuição de senhas, dispensando a necessidade de agendamento prévio pelo site. Além da confecção das carteiras de identidade, o evento contará com uma exposição de equipamentos e materiais utilizados na rotina de trabalho da perícia criminal. O intuito é despertar a curiosidade e o interesse do público na carreira pericial.

A iniciativa também busca promover a solidariedade, com a criação de um ponto de coleta de brinquedos e roupas infantis em parceria com a campanha “Natal Mais Solidário” da Cruz Vermelha. Assim, a comunidade tem a oportunidade não apenas de adquirir um documento fundamental para a cidadania, mas também de contribuir para tornar o Natal de crianças mais especial.

Durante a entrevista, Luana Gentil esclareceu que o cidadão que participar do mutirão precisará aguardar pelo menos 15 dias para retirar o documento. A Carteira de Identidade, apesar de muitas vezes subestimada em tempos de documentos digitais, é crucial para o exercício de diversos direitos, como a obtenção da carteira de motorista e a realização de viagens, seja dentro ou fora do país.

Para realizar o processo de confecção da Carteira de Identidade Nacional, os interessados devem apresentar a certidão de nascimento ou casamento original (ou cópia autenticada), CPF, uma foto 3×4 (para crianças até 3 anos) e comprovante de residência recente. A carteira de identidade seguirá o formato nacional, incorporando o número único do CPF.

Ainda de acordo com Luana,  a ação da Polícia Científica se estende a todo o estado de Santa Catarina, possibilitando que pessoas de outras localidades também participem do mutirão em Criciúma. Desta forma, cidadãos de municípios como Orleans, Urussanga e Cocal do Sul podem aproveitar a oportunidade para obter a nova Carteira de Identidade Nacional.

Confira entrevista completa

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS