Eleições 2022: Ausência de mesários é registrada em cidades de Santa Catarina
Em alguns casos, eleitor pode ser convocado a virar mesário.
Várias cidades de Santa Catarina, a ausência de mesários foi notada pelos eleitores. Até o momento, capital catarinense registrou o maior número da falta de mesários.
Em Criciúma, logo nos primeiros minutos a ausência de mesários foi informada em alguns locais de votação, com o remanejamento posteriormente sendo feito. Colégio Marista e Colégio São Bento foram alguns deles. Em Laguna, as primeiras informações a ausência também foi registrada.
Eleitor pode ser convocado a virar mesário ao ir votar
O artigo119 do código eleitoral determina que cada seção eleitoral tenha uma mesa receptora de votos. A mesa receptora é composta por um presidente, um primeiro e um segundo mesários, além de dois secretários e um suplente. Todos são nomeados pelo juiz eleitoral, de acordo com informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
De acordo com TRE , caso algum dos mesários não compareça ou se ausente, o presidente da mesa poderá nomear, qualquer eleitor que cumpra os pré-requisitos para ser um mesário, e que esteja no local, de acordo com o artigo 123, inciso 3.