Como você é visto e lembrado no seu ambiente de trabalho? Por Ana Paula Alves
Maio mês que comemoramos o dia do trabalhador. Quem nunca quando criança sonhava o que iria ser quando crescesse, não é mesmo? E, agora como adultos que somos, você tem orgulho da pessoa que se tornou? Como se vê como profissional? Ou melhor, conseguiu se tornar quem realmente desejou?
Existem profissionais e profissionais. Existem aqueles que amam o que realizam e crescem de forma meritocrata e existem aqueles que trabalham só por dinheiro, que eu costumo chamar de mercenários. Em particular prefiro aqueles que com a sua vida impactam outras vidas e consequentemente encontram um propósito. Com isso, a segunda-feira será vista com gratidão e não com um peso, que logo ficam esperando pelo tal do sextouu! Será que o que você faz torna a sua semana tão pesada assim? Que ama tanto só dois dias da semana e os restantes ficam pesados estressantes? Sugiro olhar um pouquinho para você e autoanalisar se é o estilo de vida que realmente deseja viver ou se está só deixando a vida me levar.
Contudo, para e pense:
Como você é visto e lembrado no seu ambiente de trabalho e fora dele?
A resposta a essa pergunta é a relação que você tem com a sua autoimagem, imagem e estilo que refletem na forma como você será vista e lembrada.
Dentre os fatores que impactam diretamente na construção da relação com a sua autoimagem, podemos citar como principais:
- Autoconhecimento: Esse ponto diz respeito a você se conhecer, saber quais são suas qualidades, capacidades e como explorar cada um deles da melhor maneira. Além disso, você também identifica quais pontos precisam ser melhorados e aperfeiçoados. Ter autoconhecimento é trabalhar em constante evolução!
- Conhecimento: aborda o conhecimento técnico, skills e, também, conhecimento de mercado que o profissional possui;
- Postura: fisicamente falando, tem a ver com a forma de andar, cumprimentar e olhar as outras pessoas;
- Emocional: profissional proativo, com visão positiva das coisas e habilidade de solucionar problemas, muitas vezes de forma criativa.
- Aparência: relacionado a maneira como você se cuida e se apresenta;
Dessa forma, mais do que dominar sua área de conhecimento, os aspectos comportamentais são essenciais para quem deseja construir uma boa imagem profissional. Essas atitudes demonstram também dedicação, empatia, segurança e boa convivência.
Portanto, como anda a relação com a sua autoimagem, imagem e estilo profissional?