Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Cerca de 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados com hábitos saudáveis, afirma oncologista

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, o médico Dr. Kelio Pinto reforça a importância da prevenção e alerta para o aumento de casos de câncer de mama em mulheres abaixo dos 50 anos.

Por Ligado no Sul22/10/2025 10h00
Foto/instagram

O Jornal da Guarujá conversou com o médico oncologista Dr. Kelio Pinto, um dos profissionais mais conceituados do Sul de Santa Catarina, para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, tema que ganha ainda mais destaque durante o Outubro Rosa.

Segundo o especialista, grande parte dos casos de câncer poderia ser evitada com mudanças simples de comportamento. “Cerca de 40% dos tipos de câncer podem ser prevenidos com hábitos saudáveis. E, quando não é possível evitar, o diagnóstico precoce é o que mais aumenta as chances de cura”, afirma o médico.

Dr. Kelio lembra que, apesar de o Outubro Rosa concentrar campanhas de conscientização, os cuidados com a saúde devem ocorrer durante todo o ano. “O câncer não escolhe data. Precisamos conversar sobre prevenção, hábitos e histórico familiar. Quando a doença é descoberta em fase inicial, a chance de cura chega a 95% dos casos”, reforça.

O médico explica que o histórico familiar é um fator importante que pode exigir atenção especial. “Algumas famílias carregam alterações genéticas que aumentam o risco de determinados tipos de câncer, como o de mama e o de ovário. Nesses casos, é possível identificar mutações genéticas e iniciar o rastreamento mais cedo, com exames específicos, como a ressonância mamária”, explica.

Em situações mais complexas, quando há presença de mutações genéticas significativas, pode ser recomendada a mastectomia profilática que é a retirada preventiva das glândulas mamárias. “Essas decisões são tomadas com aconselhamento genético e diálogo entre paciente e equipe médica”, acrescenta o oncologista.

Rastreamento deve começar aos 40 anos

O Dr. Kelio também destacou a importância dos exames de rotina e o avanço recente nas políticas públicas. “Tradicionalmente, o câncer de mama era mais comum a partir dos 50 anos, mas nos últimos anos observamos um aumento significativo de casos em mulheres com menos de 50 anos. Por isso, a partir dos 40 anos já é indicado realizar a mamografia anualmente”, explica.

O médico lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar o exame para mulheres a partir dessa faixa etária, o que representa um avanço importante na detecção precoce da doença.

Dr. Kelio Pinto realiza atendimentos presenciais em Tubarão, na Provida, Unimed e Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ele também oferece consultas on-line, facilitando o acesso de pacientes de outras cidades da região.

Mais informações e orientações sobre prevenção e tratamento do câncer podem ser acompanhadas pelo Instagram do médico: @drkeliooncologista_.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS