Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

“CASES” DE SUCESSO. Por Ana Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso03/06/2023 13h00

Nos meus quarenta e tantos anos como profissional da educação tanto ensinei quanto aprendi, o que me permitiu acumular, além de conhecimentos, grandes lições de vida, histórias incríveis de sucesso de alunos que passaram por minha vida em várias fases, da Educação Básica ao Ensino Superior.  Como professora e também como gestora colecionei vivências e aprendizados inesquecíveis, muitos das quais são verdadeiros ”cases” de sucesso, que renderiam um belo livro, mas como não o escrevi, de vez em quando compartilharei alguns por aqui.

Como gestora de ensino superior costumava acompanhar, via coordenadores de curso e professores, a caminhada dos acadêmicos através de reuniões, conselhos de classe, bate-papos nos intervalos e visitas em sala de sala. Dentre tantas experiências, elucidarei hoje dois casos que servem como exemplo e inspiração para muitos jovens com espírito empreendedor, que postergam a busca do sonho pelas dificuldades que surgem, e não são poucas, a gente sabe. Contudo, é preciso que acreditemos que tudo é possível para quem traça metas e persegue com garra e determinação o caminho. Os obstáculos existem para nos colocar à prova, mas com foco, força e fé serão transpostos.

Meu primeiro registro trata-se de um humilde jovem que desde a infância era fascinado por computador, mas a situação financeira da mãe, separada do marido (com dois filhos) não permitia a aquisição do equipamento. Já adolescente juntou economias e conseguiu financiar o tão sonhado computador. Começa aí a saga de um menino que se tornaria um grande empresário na área da tecnologia. De posse do aparelho, começou a desbravar sozinho os mistérios do equipamento, chegando quase a desmontá-lo. E assim, foi adquirindo conhecimento. Com muito sacrifício, e graças a insistência de um parente entrou na universidade, optando pelo curso de Administração, que muito o auxiliou na jornada de empreendedor. Seu Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, foi inspirado na sua história de vida e sua projeção para o futuro, sendo avaliado com a nota máxima pela banca examinadora. Soube usar   os conhecimentos adquiridos e, paralelo ao serviço público que exercia, iniciou uma pequena empresa como provedor de internet. Foi se aperfeiçoando e tornou-se um grande empresário ao expandir seus serviços para outras regiões. Enfrentou muitos desafios, altos e baixos, mas hoje aos 38 anos é um bem-sucedido profissional e economicamente, sem nunca ter perdido a humildade. Tornou-se um investidor arrojado, e o capital que conseguiu acumular proporciona-lhe uma vida tranquila, mas sua saga de crescer sempre persiste. É um grande exemplo para tantos que passam a vida reclamando, da crise, de falta de trabalho…. Seu nome: GUSTAVO ALVES CAMACHO, menino que aprendi admirar. Um vencedor…

Outro exemplo de superação e sucesso é de uma jovem de origem humilde, provida de valores que sempre pautaram sua caminhada. Funcionária de uma instituição financeira há anos, teve seu contrato de trabalho rescindido às vésperas do natal de 1995, sem causa justificada.  O que fazer numa época dessa?  Veio a frustração, mas com equilíbrio e determinação traçou planos…Sua veia de empreendedora veio à tona. Lidar com o povo era sua função na empresa. Que tal usar o conhecimento adquirido e começar o próprio negócio? O dinheiro recebido não era muito, mas resolveu correr o risco. Comprou peças de lingerie e tornou-se vendedora de porta em porta, não muito comum para a época.  Uma atividade que demanda empatia e paciência. No início andava a pé, depois comprou uma bicicleta e hoje tem um bom carro. Com o negócio prosperando, resolveu em 2001 cursar uma universidade. No início de cada semestre procurava o setor contável da instituição, e num “chorinho” que só ela sabia fazer, quitava as mensalidades todas, conseguindo assim um desconto vantajoso. Optou pelo curso de Administração, afinal queria aprender novas técnicas para administrar sua pequena empresa. Usou sua história de vida e seu Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, foi um sucesso sendo avaliada com a nota máxima.  Serviu de inspiração para muitos outros acadêmicos. Construiu seu patrimônio batalhando, tem uma vida estável, sem nunca ter perdido seus valores. Hoje é grata à demissão inesperada, pois foi a porta de entrada para sua independência financeira.  GEANE MIGUEL é a pessoa de quem falo, por quem tenho grande respeito e admiração.

Que esses e tantos outros casos de sucesso possam servir de inspiração para outros mais… E como cantou Geraldo Vandré, no final dos anos 60: “ Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS