Cansei de fazer tanto nada! Por Vanilsa Silvano
O sentimento de cansaço diante de uma expectativa, seja de um resultado específico ou até mesmo de reconhecimento é comum em diversas esferas da vida, especialmente no ambiente profissional. É natural que, ao dedicar tempo e esforço a uma atividade, seja ela um projeto no trabalho ou um empreendimento pessoal, almejamos o reconhecimento por nossos feitos.
Muitas vezes o imediatismo e a falta de clareza distorce a percepção dos fatos. Porque nem sempre o reconhecimento vem de imediato e isso pode gerar frustração e desmotivação. É importante lembrar que o reconhecimento é algo que pode levar tempo, especialmente em contextos competitivos e desafiadores.
Além disso, é necessário entender a natureza do processo. Primeiro se planta para depois colher e nesse processo existem muitos fatores, como a qualidade da semente e do solo, a temperatura, a quantidade de água, sobretudo, o cuidado e a atenção. Em nossa vida também é assim, precisamos ter clareza sobre esse processo, sabendo o que e como devemos fazer para alcançar este reconhecimento.
Foco e direção podem se tornar a fonte de motivação em nossas vidas. É importante que tenhamos clareza sobre nossos valores e objetivos pessoais e profissionais, e que trabalhemos em direção a eles de forma constante e comprometida.
Ao invés de focar exclusivamente no reconhecimento externo, podemos buscar formas de valorizar e reconhecer a nós mesmos e as nossas próprias ações. Celebrar pequenas conquistas, aprender com os desafios e erros, buscando o crescimento contínuo são formas de cultivar uma atitude positiva e construtiva em relação aos resultados que desejamos.
Atenção ao posicionamento é outro fator preponderante, para ser reconhecido na vida pessoal e no trabalho. Precisamos valorizar a nossa própria marca. Cada um de nós nasceu dotado de dons e talentos para fazer a diferença no mundo. Portanto, são os nossos atos e ações que definem a forma que seremos reconhecidos.
Saber lidar com a diversidade de pessoas e ambientes, é um exercício necessário. Nem sempre encontraremos pessoas que pensem e agem como nós. Por isso a importância de exercitar inteligência emocional em nosso dia a dia e agir com auto responsabilidade, para não prejudicar a própria imagem.
Enfim, é importante lembrar que, apesar da frustração e desmotivação diante dos fatos, devemos manter o foco e o comprometimento com nossos objetivos. Com perseverança e dedicação, o reconhecimento pode vir em algum momento, mas independente disso, o mais importante é a satisfação pessoal e a sensação de dever cumprido.
“Não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento.” Abraham Lincoln.