Ave símbolo de Orleans será escolhida por voto popular
A 1ª edição do Guia de Aves Orleans, lançada no final de 2022, além de render bons frutos e resultados, proporcionou a Administração Pública e a FAMOR, novos voos. Prova disso é que, por meio de uma comissão especializada, a FAMOR (fundação Ambiental de Orleans), sediou na manhã desta quarta-feira, 19, um encontro para alinhar os detalhes, trâmites e programação para a escolha da ave-símbolo de Orleans.
O objetivo da ação é criar uma conexão com a população e o meio ambiente enfatizando assim, a importância da preservação das espécies. No Guia de Aves, constam 52 que estão presentes no município, e ilustradas no encarte. Destas 52, a comissão pré-selecionou 12 espécies seguindo os critérios de: beleza, presença, popularidade, característica diferenciada e por fim, o canto. Destas 12, 5 foram eleitas, e irão ao voto popular: Beija-Flor Tesoura; Coleirinho; Saíra Sete Cores; Tangará e o Tucano de Bico Verde.
Dentre a programação, os meses de maio e junho, serão de reuniões com as diretoras e representantes das escolas para alinharem como será feita a eleição dentro das instituições, para que todos os alunos votem com consciência na ave que mais representa o município.
“Para nossa cidade, esta ação é importante porque cria mais uma identidade para a cidade, e claro, a ave-símbolo deve ser agregada aos nossos símbolos oficiais o que de fato, criará uma atenção maior para reforçar a proteção da espécie escolhida”, diz o Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch.
Durante o encontro, estavam reunidos, a Superintendente da FAMOR, Thatiane Cordini Fernandes; a Bióloga Camila Flôr André; a Engenheira Agrônoma, Ana Flavia Pavei; o Diretor de Turismo, Leomar Brugnara; a Coordenadora dos Conselhos Municipais, Giani Loli; a Bióloga e Coordenadora Parque Estadual Serra Furada – IMA, Vanessa Matias Bernardo; Debora Legnani, Comunicação da Prefeitura de Orleans; Négila P. Alves, representando a Escola Estadual Costa Carneiro; Berto Varmeling, Secretário Adjunto Administrativo da Prefeitura; a Vereadora Mirele Debiasi; Carmem Regina Vieira representando o CIDASC, além de alunos das escola estadual.