Após chuva intensa, Bom Jardim da Serra tem risco máximo para deslizamentos
Defesa Civil aponta risco grande também em cidades do norte do estado
Com a intensidade e volume de chuvas no estado, a Defesa Civil emitiu alerta máximo para deslizamentos na Serra catarinense. Mesmo que a chuva diminua ou pare, os deslizamentos podem seguir devido ao encharcamento do solo.
A instabilidade no tempo ocorre por conta da circulação marítima intensificada pela presença de áreas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera. O alerta para risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas segue até a noite de terça-feira, 29.
Em Urubici um casal ficou ilhado ao tentar atravessar uma ponte durante a chuva na madrugada deste domingo, 27. O homem e a mulher foram resgatados e levados ao hospital com sinal de hipotermia.
Houve registro de deslizamento de terra e quedas de blocos rochosos sobre a Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, no domingo. Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual, alguns dos blocos foram retirados e outros estão na pista, mas veículos passam normalmente.
Outras cidades com alto risco de deslizamento são Schroeder, Corupá, Jaraguá do Sul, no norte do estado e Benedito Novo, no Vale do Itajaí.
Em caso de alagamentos e deslizamentos a Defesa Civil estadual faz orientações sobre cuidados a serem tomados em caso de alagamentos e deslizamentos. Confira abaixo.
Alagamentos
Evite contato com as águas;
Não dirija em áreas alagadas;
Evitar pontilhões e pontes submersas;
Redobrar atenção com as crianças.
Deslizamentos
Fique atento a inclinação de postes e árvores;
Qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residências;
Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.