Após anos, Proerd retorna a São Ludgero em 2024.
Ausência de instrutor comprometeu a continuidade do programa
Após alguns anos de ausência, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) está prestes a retornar a São Ludgero, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Polícia Militar, a Gestão Municipal, as escolas e as famílias locais. Em uma recente reunião entre representantes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e do Destacamento da Polícia Militar, foram delineados os objetivos e alinhadas as ações para garantir o êxito total na execução do programa.
O Proerd destina-se a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e, para o ano de 2024, contemplará 6 turmas da Rede Municipal de Ensino, 3 turmas da Rede Estadual de Ensino e 1 turma da Rede Particular de Ensino. A última vez que o programa foi executado em São Ludgero foi no ano de 2019, sendo interrompido devido à falta de instrutores no 35º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Contudo, em 2023, dois novos instrutores se habilitaram, possibilitando a retomada do Proerd.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, ao ser informada sobre a disponibilidade dos instrutores no segundo semestre de 2023, prontamente se colocou à disposição para a realização do programa em 2024. A iniciativa visa a prevenção ao uso de drogas e à violência entre crianças e adolescentes, consistindo em 10 encontros nos quais policiais militares compartilham informações essenciais sobre esses temas. O Proerd representa um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, buscando capacitar jovens estudantes para uma convivência saudável e segura.
Participaram da reunião representantes importantes, como o Subcomandante do 35º Batalhão de Polícia Militar de Braço do Norte, Major PM Maycon Prudêncio Joaquim, o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, Sargento PM Arcione Oenning Dacorégio, a Instrutora Proerd do 35º BPM de Braço do Norte, Cabo PM Ariella Mattei Nunes, o Instrutor Proerd do 35º BPM de Braço do Norte, Cabo PM Renê dos Santos Luciano, e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes de São Ludgero, Júlia Pickler.
A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Júlia Pickler, reforça que o programa faz a diferença na vida das crianças e jovens e com muita alegria recebeu a notícia que o mesmo iniciará a execução no município já no mês de março. “Ganha a comunidade de São Ludgero e as futuras gerações com o retorno da execução do programa. As portas da Secretaria sempre estiveram abertas. A reunião foi muito produtiva”, ressalta a secretária.
“O programa tem ênfase na prevenção ao uso de drogas e da violência, e com isso esperamos ajudar nossas crianças a seguir o caminho do bem”, destaca o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, Sargento PM Arcione Oenning Dacorégio.