Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Alerta da Defesa Civil: Previsão de El Niño trará mudanças climáticas significativas no estado nos próximos meses

Os meses de agosto, setembro e outubro serão marcados por chuvas mais frequentes e intensas, enquanto as temperaturas sofrerão variações, com episódios curtos de frio intercalados com períodos mais longos de calor

Por Ligado no Sul29/07/2023 10h00
Foto/Ilustrativa

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a formação de um El Niño de intensidade moderada a forte nos próximos meses, o que resultará em mudanças climáticas significativas no estado. Os meses de agosto, setembro e outubro serão marcados por chuvas mais frequentes e intensas, enquanto as temperaturas sofrerão variações, com episódios curtos de frio intercalados com períodos mais longos de calor.

A previsão indica que as chuvas, que antes ocorriam principalmente devido a frentes frias e sistemas de baixa pressão, agora dependerão da combinação de calor e umidade, originando os Sistemas Convectivos de Mesoescala, que são aglomerados de tempestades com diferentes formas.

Segundo o meteorologista-chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz, agosto é historicamente o mês com os menores acumulados de chuva no estado, em torno de 100 mm em todas as regiões. Em setembro, a precipitação média aumenta para valores próximos a 200 mm no Oeste e 150 mm no Planalto Sul e Vale do Itajaí. Em outubro, a região Oeste terá o maior volume de chuvas, ultrapassando os 200 mm, e nas demais áreas, a precipitação continuará aumentando gradualmente.

O evento El Niño, previsto para os próximos meses, afetará as chuvas, que deverão ficar dentro ou acima da média climatológica, e as temperaturas, que se manterão próximas ou acima da média em cada região.

A Defesa Civil ressalta a importância de proteção e autoproteção durante esse período, verificando as condições de áreas suscetíveis a deslizamentos de terra e a manutenção dos leitos de rios. As calhas e tubulações de escoamento pluvial também devem ser cuidadas. Com a chegada da primavera, os temporais se tornam mais comuns e podem ser mais intensos e frequentes devido à atuação do El Niño.

Para se manter informado sobre avisos e alertas da Defesa Civil, é possível se cadastrar por SMS enviando o CEP de sua cidade para o número 40199. Em caso de emergência, os números de contato são 199 para a Defesa Civil do município, 193 para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e 190 para a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). É importante que a população esteja preparada para enfrentar as mudanças climáticas e possa agir com segurança diante de situações de risco.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS