Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Advento. Por Ana Maria Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso08/12/2022 11h29
Foto/Reprodução

É comum na sociedade de modo geral, a começar pela família, o hábito de ao receber uma visita ilustre ter um ritual de preparação para que tudo saia a contento, de forma a não decepcionar o visitante. Da mesma forma uma família grávida se prepara carinhosamente para receber o novo ente. O ato de se preparar para algo muito especial recebe a denominação de advento. Assim, também é o Natal…. As quatro semanas que antecedem a comemoração do nascimento do Menino Deus deve ser um período celebrado intensamente.
As quatro semanas do advento são carregadas de simbologias que muitos cristãos desconhecem. Duas semanas refletem a grandiosidade do nascimento de Jesus e o impacto na vida da humanidade; outras duas levam-nos a uma reflexão sobre Sua vinda quando chegar o fim do mundo.

Dentre as simbologias existe uma coroa confeccionada com ramos verdes, na qual é colocada uma fita vermelha e quatro velas nas cores: verde, vermelha, roxa e branca, que serão acendidas uma a cada domingo, seguindo um ritual pré-estabelecido. No primeiro domingo a vela verde, significando a esperança que a vinda de Jesus nos traz; no segundo a vermelha, que significa o amor de Deus por nós; no terceiro a vela roxa, simbolizando a reflexão que este tempo requer das pessoas, mas com alegria pela vinda de Jesus; no quarto a branca, representando Jesus, a luz que ilumina o mundo, tirando-o da escuridão. A forma circular da coroa simboliza a eternidade e o ramo verde representa a esperança na vida.

Outra curiosidade, eu também não sabia, é sobre a montagem da árvore de natal, um dos mais tradicionais símbolos cristãos relacionados ao nascimento de Jesus, pois representa a vida. Não pode ser aleatória. Pelo ritual a data exata para isso é sempre o primeiro domingo do advento, porém pela tradição, os enfeites na árvore só devem ser colocados a partir do terceiro domingo, quando a Bíblia começa a enfatizar o nascimento de Jesus. O mesmo vale para o presépio: primeiro você coloca a gruta e depois os enfeites e os animaizinhos. Jesus, Maria e José só devem chegar à decoração o mais próximo possível do dia 25 de dezembro. Você sabia disso? Eu não…. Quanto ao desmonte da árvore, a tradição é que seja no dia seis de janeiro, data em que os Reis Magos chegaram a Belém para visitar Jesus.

Sem ignorar as simbologias, a materialização do espírito natalino, o período do advento deve ser um profundo mergulho na espiritualidade…É preciso que façamos deste tempo uma profunda vivência da fé; é tempo de oração, é tempo de reconhecer Jesus em nossos irmãos, consertar nossos caminhos, sair da nossa pobreza interior e estender nosso olhar ao próximo contribuindo para uma existência mais justa e humana.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS