Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

A importância da educação como agente transformador do mundo

Por Ligado no Sul02/02/2023 13h30

É inegável a importância da educação na formação dos indivíduos. Isso se deve não só à sua função de transmitir o conhecimento acumulado ao longo da história da humanidade como também na sua contribuição para a formação de cidadãos mais solidários, conscientes e preocupados com as próximas gerações. Muito mais que um trabalho, em nossa vida nós temos um propósito, uma missão.

As entrevistadas do Papo Empreendedor têm esta grande missão em comum: a de serem agentes transformadoras na vida das crianças.

Graziela Nasário Aragona, médica pediatra, escolheu a especialidade após um plantão na área da pediatria, em que se apaixonou e decidiu cuidar das crianças.

“Ser pediatra é ser um orientador desde a gestação, orientando, prevenindo doenças e aflições daquela mãe, daquela família. Pediatra não trata só a doença, ele está junto com a família orientando. Eu sempre quis trabalhar não só com a doença, mas com a prevenção da saúde. É uma especialidade que abrange muita coisa, diferente de outras áreas da medicina que foca na doença”, destaca Graziela.

Elaine Trancoso que é Mestre em Educação, especialista em desenvolvimento emocional, cognitivo e social e Diretora da SER, Escola de Educação Infantil, escolheu a pedagogia por desde pequena sempre gostar de cuidar do outro. “Eu já sentia na minha infância, eu brincava de ser professora. Foi o amor pelo cuidar que eu decidi ser professora”, ressalta.

Ainda durante a entrevista, a apresentadora Thayni Librelato abordou o tema do retorno às aulas e a preocupação dos pais com a dificuldade na prática de exercícios e até na aprendizagem de conteúdo das crianças.

“Não são só os transtornos de aprendizagem. 30% das crianças que não acompanham as atividades podem estar sofrendo de transtornos orgânicos, como rinites, adenoides, sinusites ou algum transtorno do sono. Criança que não tem uma qualidade do sono adequada é prejudicada no desenvolvimento escolar. Dislexia, transtornos do espectro autismo, e até mesmo o excesso do tempo de tela trazem essa dificuldade”, salienta a pediatra.

Nem sempre as crianças que frequentaram creches terão resultados escolares melhores no futuro do que aquelas que não tiveram esta oportunidade. Se a educação não for de qualidade, o desempenho dos estudantes pode ser, inclusive, pior do que o alcançado por alunos que não frequentaram. Pesquisas recentes mostram que a baixa qualidade do atendimento nas creches impacta de forma prejudicial o desenvolvimento infantil.

Para Elaine, diretora na educação infantil, a metodologia de ensino precisa ser diferenciada. “Na SER, trabalhamos a metodologia da escuta. Afinal, como você vai entender o outro ser se você não ouvir. Então, na nossa escola, a criança tem voz, ela consegue chegar até nós. Nós da escola SER respeitamos muito o desenvolvimento da criança, o que a criança gosta de fazer, como ela interpreta este mundo que ela está vivendo. A educação infantil é a principal etapa do desenvolvimento de um ser humano”, ressalta.

Mas, não é só na escola que as crianças necessitam da educação. O papel dos pais na educação dos filhos é fundamental para a formação de valores. Afinal, a família é responsável por iniciar o processo de desenvolvimento da criança. Os pais também são os principais agentes para que os filhos se tornem pessoas íntegras.

Conheça um pouco mais sobre Elaine Trancoso

 

  • Dicas de livros: O essencialismo e o Poder do Agora
  • Um sonho: Viver em uma sociedade sem injustiça, onde nenhuma criança fique doente ou passe por algum sofrimento
  • Uma conquista: Olhar para os meus filhos e ver que eu fiz um bom trabalho
  • Um medo: Dos meus filhos sofrerem e de não estar perto para ajudar
  • Algo para se desafiar: Trabalhar com adolescentes
  • Uma série ou filme para indicar: CIS Investigação Criminal
  • Uma qualidade: Estudar
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Feliz

Conheça um pouco mais sobre Graziela Nasário Aragona

 

.

  • Dicas de livros: Crianças Francesas não fazem manha
  • Um sonho: Que a minha família seja feliz
  • Uma conquista: Ver a minha filha ser uma pessoa do bem, motivo do meu orgulho
  • Um medo: Acidente automobilístico
  • Algo para se desafiar: Começar uma nova carreira dentro da minha carreira
  • Uma série ou filme para indicar: Dark
  • Uma qualidade: Desafiadora
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Me vejo estudando ainda mais

 

Confira entrevista completa aqui:

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS