Unibave realiza 16ª edição do SENPEX com foco em inclusão e diversidade científica
O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realiza, a partir desta terça-feira (28), a 16ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SENPEX). Neste ano, o evento traz como tema “Inclusão e Diversidade Científica – Democratizando o Conhecimento”, com uma programação voltada à promoção da ciência acessível e participativa.
A palestra de abertura será conduzida pela doutora Putira Sacuena, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Biomédica com mestrado e doutorado em Bioantropologia pela Universidade do Pará, a pesquisadora atua nas áreas de genética humana, saúde coletiva e saúde das populações indígenas. É a primeira vez que Putira participa de um evento acadêmico no Sul do Estado.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, a coordenadora de Pesquisa, Extensão e Inovação do Unibave, Ana Paula Bazo, destacou que o objetivo do SENPEX é aproximar o conhecimento científico da comunidade.
“Queremos levar o conhecimento a todas as pessoas, não ficar apenas no meio universitário. A ideia é mostrar que a ciência pode ser compreendida de forma simples e que tem sentido para a vida das pessoas”, explicou Ana Paula.
A programação do SENPEX segue até quinta-feira (30), com palestras, rodas de conversa, seminários e oficinas que contemplam diferentes áreas da saúde, engenharias, educação, direito, administração e ciências contábeis.
“O evento é construído com a participação ativa dos nossos acadêmicos e professores. Eles produzem artigos científicos, sugerem atividades e ajudam na organização. É um momento de troca entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”, ressaltou a coordenadora.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Unibave, onde também está disponível a programação completa. A palestra de abertura será transmitida ao vivo, a partir das 19h, pelo canal no YouTube, permitindo que toda a comunidade acompanhe o evento on-line.

Confira entrevista completa