Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Secretaria de Educação de Santa Catarina abre inscrições para o Programa Universidade Gratuita

Confira os critérios e prazos para se inscrever no programa que oferece até 70 mil vagas até 2026

Por Ligado no Sul28/09/2023 10h00
Foto/ASCOM

A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina anunciou o lançamento do edital para o cadastro de estudantes no Programa Universidade Gratuita, uma iniciativa que busca proporcionar oportunidades de ensino superior a estudantes do estado. Os detalhes sobre os critérios de participação, o cronograma e os requisitos para se candidatar estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, a partir da página 4.

Para se qualificarem para o Programa Universidade Gratuita, os estudantes deverão estar regularmente matriculados em cursos de graduação oferecidos por instituições universitárias cadastradas. A lista de instituições participantes pode ser encontrada neste link.

O período de cadastro será definido pela Secretaria de Estado da Educação (SED), e o cronograma estará disponível no site oficial do programa para que os interessados ​​possam acompanhar no limite dos dados.

Os estudantes que recebem bolsas da UNIEDU ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e desejam participar do Programa Universidade Gratuita devem interromper a coleta do benefício e seguir o cronograma de inscrição publicado no site.

O Programa Universidade Gratuita representa uma oportunidade para estudantes em busca de educação superior acessível. Com um investimento total de R$ 1,2 bilhão até 2026 e a criação de até 70 mil vagas, das quais 28 mil serão disponíveis já em 2023, o programa abrange diversas universidades e centros universitários em todas as regiões do estado.

Em contrapartida, os beneficiários do programa deverão contribuir com 20 horas de trabalho na área de sua formação a cada mês que estudarem gratuitamente, durante o curso ou até 2 anos após a conclusão. As instituições parceiras têm acordos com diversas organizações onde os alunos podem cumprir as suas obrigações de trabalho.

A seleção dos candidatos considera a renda familiar, o valor da mensalidade e outras despesas, como moradia e saúde. O programa priorizará candidatos nascidos em Santa Catarina ou que residam no estado há pelo menos 5 anos, com preferência para aqueles que cursaram o ensino médio na rede pública. O resultado das inscrições será divulgado em outubro, e os selecionados terão todo o segundo semestre de 2023 garantido gratuitamente.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS