8º Prêmio Acic de Matemática: Dois fumacenses estão entre os 99 medalhistas
A manhã dessa terça-feira, 19, foi marcada pela celebração da excelência acadêmica no 8º Prêmio Acic de Matemática, promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). No total, 99 estudantes do Sul catarinense foram premiados, entre eles, dois alunos de Morro da Fumaça, que se destacaram entre os 22.500 participantes.
A premiação é um reconhecimento ao esforço e à dedicação de todos os estudantes, que se destacaram nas duas fases do concurso. Os fumacenses Vicente Zaccaron Cancelier, da Escola Pietro Maccari, e Vitor Zaccaron Danilski, da Escola Olivio Recco, foram agraciados com medalhas de bronze pelo bom desempenho nas provas de matemática, que envolveram alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental.
“É uma grande alegria ver nossos estudantes sendo reconhecidos por seu empenho e talento. O prêmio é um reflexo do excelente trabalho desenvolvido nas escolas de Morro da Fumaça, que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Parabenizo o Vicente e o Vitor, e a todos os alunos que se dedicaram a essa jornada”, destaca a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.
Dos 22,5 mil alunos que participaram da competição, 1.148 foram selecionados para a fase final, realizada em setembro na Acic, onde enfrentaram seis questões discursivas desafiadoras. Após a avaliação criteriosa da equipe técnica especializada, os 99 estudantes melhor avaliados foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, sendo que as medalhas de ouro foram entregues a apenas nove alunos, as de prata a 29 e as de bronze a 61.
“O sucesso desses jovens é um exemplo para todos. A Acic está de parabéns por idealizar essa iniciativa e estimular a busca constante pelo conhecimento. Que esse prêmio sirva de inspiração para que outros jovens sigam o mesmo caminho de dedicação e superação”, pontua o prefeito, Agenor Coral.
A avaliação envolveu escolas públicas de 12 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. A primeira fase do concurso foi realizada nas unidades escolares em agosto, com uma prova classificatória, enquanto a segunda fase ocorreu em setembro, com a realização das questões discursivas na sede da Acic.