Empreendedorismo feminino avança em Criciúma e movimenta a economia local
Dados do Observatório da CDL mostram presença crescente das mulheres no comércio e nos serviços
O Dia Nacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta quarta-feira (19), destaca a força das mulheres na economia de Criciúma. De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), analisados pelo Observatório da CDL de Criciúma, o município conta com 21.150 Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, dos quais 9.603 são mulheres, 45,4% do total, mostrando que elas ocupam posições estratégicas nos setores que mais movimentam a cidade.
“Empreender é um desafio, e as mulheres de Criciúma mostram todos os dias que conseguem ir além. Elas administram seus negócios, são mães, esposas, profissionais ativas e assumem papéis fundamentais na comunidade. A força feminina que movimenta a nossa economia merece ser reconhecida e celebrada”, afirma Andréa Gazzola Salvalággio, presidente da CDL.
Mulheres se destacam no comércio e nos serviços em Criciúma
No setor de beleza, 70,56% dos MEIs em cabeleireiros são mulheres (1.028 de 1.457), e em outras atividades de tratamento de beleza, elas representam 97,42% (528 de 542). No comércio varejista de vestuário, 77,23% dos empreendedores são mulheres (797 de 1.032), demonstrando a importância delas na construção da moda local.
O impacto do setor vai além dos números. Para Iara Victorino, proprietária da Ivic Store, que trabalha na moda há mais de nove anos, a missão é transformar autoestima e confiança. “Decidi me dedicar 100% à moda porque sempre acreditei no poder da roupa. Ver uma mulher se olhar no espelho e se sentir mais confiante é o que me move. Empreender não é fácil, mas quando uma cliente sai do provador se achando linda, tudo faz sentido”, afirma.
Os dados confirmam que as mulheres de Criciúma conduzem seus negócios com autonomia e ainda impulsionam o desenvolvimento econômico da cidade, atuando em setores essenciais que geram oportunidades e moldam o cotidiano da comunidade.

Imagem/CDL – Criciúma