Notícias de Laguna. Por Denise Silva
Defesa Civil atualiza plano de contingência em parceria com o Estado
Gestores da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Laguna participaram nessa terça-feira, 22, de uma reunião técnica com a Defesa Civil do Estado, abordando a atualização do Plano de Contingência. Esse plano é um guia essencial para ações e respostas diante de situações de emergência, como enchentes ou vendavais.
O encontro ocorreu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd – Regional). O objetivo da atualização é garantir que o plano esteja alinhado às mudanças nas cidades, considerando o crescimento populacional, novas políticas públicas e prioridades estabelecidas.
A recomendação da Defesa Civil do Estado é que os municípios realizem audiências públicas após a atualização, visando informar e esclarecer os moradores. A reunião também sugeriu a apresentação dos trabalhos em sessões nas Câmaras de Vereadores.
A reunião contou com a presença de gestores da Defesa Civil de várias cidades da região, como Tubarão, Florianópolis, Grão-Pará, Rio Fortuna e Braço do Norte
A Defesa Civil Municipal de Laguna oferece atendimento de segunda a sexta-feira no Centro Administrativo Tordesilhas, e está disponível para contato através do telefone e WhatsApp (48) 99660-1054 a qualquer hora do dia.
Ação “Cabide Solidário” da FIV leva doações e solidariedade a famílias em vulnerabilidade
A “Fundação Irmã Vera nas Comunidades” realizou nessa quarta, 23, o projeto ‘Colheita do Bem, seu amor acolhe quem precisa’, trazendo a ação ‘Cabide Solidário’ para o bairro Barbacena.
Durante todo o dia, várias famílias em situação de vulnerabilidade social receberam doações de roupas, agasalhos e calçados. Segundo informações da fundação, quase 100 pessoas haviam sido beneficiadas até o início da tarde.
A distribuição continuou até às 16h, com a doação de cinco peças de roupa e um calçado para cada morador necessitado.
A campanha de doação teve início em abril e a ação será levada a outros bairros da cidade, visando distribuir roupas e agasalhos arrecadados por meio de campanhas às famílias em vulnerabilidade.
Durante o evento, também foram feitas doações pela Rede Caixa Solidária Brasil que é um empreendimento social que combina solidariedade e responsabilidade ambiental para auxiliar pessoas em necessidade e preservar o meio ambiente. Eles realizam a coleta seletiva de têxteis pós-consumo em parceria com empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e entidades governamentais. O material coletado é destinado à doação para instituições, reutilização ou reciclagem.
5ª Festa da Farinha
A comunidade de Caputera está se preparando para a quinta edição da Festa da Farinha. Neste sábado e domingo (26 e 27), os moradores celebram a cultura que envolve a mandioca, com diversas comidas típicas como bijajica, cuscuz, beiju e bolinhos assados na folha de bananeira.
Durante a festa, as famílias da comunidade se unem para preparar pratos à base de aipim, que serão vendidos durante o evento. A programação inclui atividades como café na roça com bingo, apresentações de dança, shows, missa e almoço.
Confira a programação:
Tradicional café colonial da associação Mamãe Bebê acontece neste domingo
A Associação Mamãe Bebê de Laguna promove neste domingo, 27 mais uma edição do tradicional café colonial. O evento será realizado no Centro Cultural e Social Santo Antônio dos Anjos, localizado no Centro Histórico da cidade, com início às 16h. Todo o valor arrecadado durante o evento será destinado ao benefício da entidade.
Ingressos estão disponíveis para compra através das voluntárias da Associação Mamãe Bebê ou pelo telefone (48) 9 9673-0103.
Polícia Civil promove caminhada contra violência doméstica e feminicídio em Laguna
A Polícia Civil realiza na próxima quinta-feira, dia 31, uma caminhada com o propósito de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como o feminicídio.
Organizada pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Laguna, a ação inicia às 14h, com ponto de encontro na Praça Paulo Carneiro, no Centro Histórico.
Em caso de condições climáticas adversas, a caminhada será reagendada.
A violência contra a mulher é uma questão séria que exige denúncia. Se você é uma vítima ou conhece alguém em situação de risco, não hesite em agir. Ligue para o Disque 180, um canal gratuito e confidencial operacional 24 horas por dia, todos os dias da semana. Outra opção é procurar uma Delegacia Especializada da Mulher (DEAM), onde você receberá apoio e orientação jurídica.