Notícias de Criciúma. Por Janine Limas
Adotar um pet pode trazer benefícios para a saúde física e mental
Estamos cada vez mais estressados, cansados, ansiosos e solitários. Isso é fato, não preciso nem trazer os números aqui. O avanço de doenças como a ansiedade, depressão e tantas outras, vem sendo apontado como um dos grandes problemas do século XXI.
A pandemia serviu para elevar os índices às estrelas. A fragilização da saúde mental e emocional, não tem idade.O que fazer quando nos sentimos assim? Temos que buscar tratamento médico, psicológico, mudar o estilo de vida, melhorar a alimentação, enfim tudo aquilo que vai nos auxiliar no processo.
Estudos recentes analisaram o impacto que o animal de estimação pode ter em nossa saúde física e mental. Especialistas dizem que a relação com os pets pode aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e estresse, bem como estimular a prática de atividades físicas, ou seja, melhorar a saúde como um todo.
Quando li sobre isso, escutei relatos de pessoas que superaram a depressão, ou a ansiedade com a ajuda de seus pets. Pensei, vou adotar um cãozinho. Mas mudei de ideia, escolhi outros caminhos para melhorar a minha saúde mental e emocional.
ONG SOS Vira-Lata promove feira de adoção neste sábado das 11h às 17h
Porém se você acredita que um animal de estimação pode te dar uma mão no seu processo, fica aqui a dica. A ONG SOS Vira-Lata promove neste sábado, dia 13 de maio, mais uma feira de adoção responsável. A feira acontecerá no Nações Shopping, em frente à loja Cobasi (apenas como ponto de referência), das 11h até as 17h, e tem como objetivo destinar um lar para 15 animais.
A psicóloga Aline Rosso Daltoé, reforça a tese dos especialistas de que a companhia de um novo integrante no grupo familiar pode trazer diversos benefícios, entre eles o controle emocional. “Ao adotar um pet trazemos para o nosso lar mais um integrante, porque a partir daí ele começa a fazer parte da família. Traz benefícios como harmonização e interação com as pessoas da família. Sem contar o quanto desperta o lado sensível e acolhedor de quem o adota”, explica.
A meditação também pode ajudar
Nessa caminhada em busca do equilíbrio a meditação também pode fazer a diferença. Quem não busca ter mais tranquilidade, paciência e paz de espírito? Se você deseja aprender mais e praticar as diferentes técnicas de meditação, deixo aqui minha sugestão: a Jornada de Meditação, neste sábado(13), no Espaço Oikos, em Criciúma. Este segundo método é muito antigo e é encontrado em todas as escolas do Budismo, que é o de pousar sua atenção, leve e conscientemente, na respiração.
Data: 13 de maio (Sábado)
Horário: das 14h08 às 17h28
Local: Espaço Oikos , Criciúma
Inscrições: (48) 99836.8873 (Whatsapp) ou email [email protected]
Contemplar o belo, também é terapia
Não paramos mais para admirar a beleza. Não olhamos para a natureza, não admiramos um pôr do sol, uma flor, a beleza da criação. Espera um pouco, fotografamos tudo isso, não é a mesma coisa? Não, contemplar é diferente.
Gosta de arte? O Espaço Unesc Toque de Arte lançou na noite desta terça-feira (9/05) a exposição “Caminhar, Coletar, Imprimir”, da artista e professora Angélica Neumaier. O trabalho da artista, da cidade de Cocal do Sul, tem a curadoria de Sandra Correia Favero e investiga a caminhada como prática artística. A exposição “Caminhar, Coletar, Imprimir” está aberta para visitação gratuita no Espaço Cultural “Toque de Arte”, no Campus da Unesc, em Criciúma, até o próximo dia 31 de maio.
Um ótimo final de semana, um feliz Dia das Mães e que possamos encontrar nosso equilíbrio, mental, emocional e espiritual.