Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Notícias de Criciúma. Por Janine Limas

O Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar da Unesc abriu inscrições para novas turmas

Por Janine Limas17/03/2024 08h42
Atividades são para pais e filhos foto: Agecom/UNESC

Suporte gratuito para gestantes e famílias com inscrições abertas na Unesc

O Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar (Pamif) da Unesc está com inscrições abertas para novas turmas. A atividade tem como objetivo oferecer suporte às mulheres grávidas e suas famílias, adotando uma abordagem social-comunitária. As atividades incluem rodas de conversa abordando temas essenciais como puerpério, medicamentos, introdução alimentar, maternagem, desenvolvimento motor, entre outros.

A responsável pelo projeto e pelo curso de Fisioterapia da Universidade, Ariete Inês Minetto, salienta que o Pamif não apenas fornece orientações práticas, mas também contribui para o bem-estar físico das gestantes com atendimentos 100% gratuitos.  Inscrições pelo Whatsapp (48) 99180-1783. Os encontros acontecem todas às quartas-feiras, das 14h às 16h, com o primeiro encontro marcado para o dia 27 de março.

Criciúma Sustentável: instalações do Projeto Luminotécnico iniciam no bairro Comerciário

As primeiras luminárias do Projeto Luminotécnico de Criciúma começaram a ser instaladas. Ao todo serão 35 mil pontos da rede de iluminação pública. A primeira substituição de lâmpadas a vapor de sódio por lâmpadas de LED foi no bairro Comerciário. O projeto faz parte do Programa Criciúma Sustentável, da Administração Municipal, que destina quase R$ 40 milhões para projetos sustentáveis.

A substituição das lâmpadas gerará uma economia de 40% com o custo de energia no município. O investimento da Administração Municipal para a compra dos materiais e instalação é de R$ 19,7 milhões. Esta é uma das ações do Programa Criciúma Sustentável, com foco na sustentabilidade e na eficiência energética.

Pesquisa revela aumento alarmante da obesidade global

Um estudo recente, conduzido pela NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado na revista científica “The Lancet”, revela aumento alarmante na prevalência da obesidade em todo o mundo. Dentre os coautores dessa análise, está a participação da professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, Susana Cararo Confortin.

De acordo com os dados apresentados, entre 1990 e 2022, a incidência de obesidade em crianças, adolescentes e adultos mais que dobrou, atingindo atualmente mais de um bilhão de indivíduos afetados. Esse crescimento é particularmente preocupante entre meninas e meninos, cujas taxas de obesidade aumentaram de 1,7% para 6,9% e de 2,1% para 9,3%, respectivamente.

Dados que chamam a atenção para uma doença que vem atingindo as crianças e adolescentes. Não conheço os critérios analisados no estudo, mas o que vemos é uma alimentação à base de processados, industrializados e pouca fruta e verdura, e uma geração cada vez mais sedentária. Que sirva de alerta.

No cenário brasileiro, a professora Susana destaca que a taxa geral de obesidade aumentou de 11,9% em 1990 para 32,6% em 2022. O Brasil ocupa atualmente o 54º lugar na classificação de obesidade entre crianças e adolescentes, o 70º lugar entre as mulheres e o 65º lugar entre os homens.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS