Lição 07 – Todas as pessoas são importantes. Por André Merino.

A Disney é uma empresa que virou modelo de gestão e excelência para empresas do mundo inteiro.
Trata-se de uma metodologia que consegue transformar os seus clientes em fãs incondicionais, tornando-os embaixadores da marca.
Com base em minhas vivências nesta empresa sensacional e após ter lido vários livros a seu respeito, o qual destaco aqui o de título: “Nos Bastidores da Disney”, o autor Tom Connellan nos mostra um pouco dos segredos do sucesso desta gigante do entretenimento. Quero destacar 07 lições que podemos aprender com a Disney e que podem ser aplicadas em qualquer outra empresa de qualquer segmento.
Por serem 07 lições, o conteúdo será dividido em 07 partes.
Nas semanas anteriores, apresentamos as lições:
1ª Lição: Concorrentes!
2ª Lição: Fantástica atenção aos detalhes.
3ª lição: Todos mostram entusiasmo.
4ª Lição: Tudo mostra entusiasmo.
5ª lição: Múltiplos pontos de escutas.
6ª lição: Recompensa, reconhecimento e comemoração.
Nessa semana apresentamos a última lição:
7ª lição: Todas as pessoas são importantes.
Eu costumo sempre dizer que, numa empresa, as pessoas têm atividades diferentes, mas com a mesma importância para a organização.
Na Disney, todos os membros do elenco são importantes para que o show aconteça e encante os convidados.
Acima de qualquer função hierárquica está o propósito de criar felicidade. É comum ver (já vi várias vezes) gerentes e diretores nos parques recolherem papel no chão e colocar na lixeira, criando felicidade através do parque limpo.
As empresas precisam entender que, no momento atual, são as pessoas que fazem a diferença e, estas, precisam ser treinadas para oferecer um melhor atendimento.
Outro ponto importante é criar o hábito de ouvir as pessoas, pois qualquer pessoa que entra em contato é uma possibilidade de criar valor, por isso é essencial reconhecer essa importância. E quando falo em ouvir as pessoas, estou falando também dos clientes internos (colaboradores), pois são eles que lidam com as dificuldades do dia a dia e, na maioria das vezes, eles têm a solução para os problemas cotidianos.
A gestão de uma empresa, seja qual for o segmento, é feita através das pessoas que são fundamentais para se atingir o sucesso.
Chegamos ao final das 07 lições e quero lhe propor uma reflexão: de que maneira essas lições podem ser aplicadas no seu dia a dia em busca de melhores resultados, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional?
Pense nisso!
André Merino
Críticas e/ou sugestões pelo e-mail: [email protected] ou WhatsApp: (13) 99799-8484.
@andremerino06 e @podcastdespertandoinsights