Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Da palavra à transformação: o papel vital do psicólogo. Por Vanesa Bagio

Por Vanesa Bagio10/07/2024 14h30

No processo psicoterapêutico, a comunicação desempenha um papel fundamental na promoção da transformação e o controle das emoções, através da palavra e da escuta empática.

Nós, psicólogos, atuamos como facilitadores do processo de mudança na vida dos indivíduos, auxiliando-os a explorar suas emoções, pensamentos e experiências por meio da expressão verbal, utilizando o diálogo como “remédio”. Através de um ambiente seguro e acolhedor, utilizamos a palavra como uma ferramenta poderosa para promover a reflexão, autoconhecimento e a transformação pessoal.

Ao escutar atentamente as narrativas dos pacientes, somos capazes de identificar padrões de pensamento disfuncionais, crenças limitantes e questões não resolvidas que podem estar contribuindo para o sofrimento emocional do indivíduo. Através do diálogo construtivo e da interpretação cuidadosa, orientamos o paciente a ganhar insights profundos sobre si mesmo e seu mundo interno.

A palavra proferida por nós, profissionais da saúde mental, durante as sessões psicoterapêuticas tem o poder de gerar novas perspectivas, estimular a autorreflexão e promover mudanças significativas na maneira como o paciente se percebe e lida com seus desafios. Através desse processo de comunicação psicoterapêutica, ocorre uma verdadeira transformação na visão de mundo, nos padrões comportamentais e nas emoções do paciente.

Temos a habilidade em utilizar a palavra de forma empática, assertiva e psicoterapêutica, sendo essencial para guiar os indivíduos em sua jornada rumo à cura emocional, autoaceitação e crescimento pessoal. É através desse diálogo significativo que ocorre a verdadeira transformação interior que possibilita aos pacientes viverem vidas mais plenas e satisfatórias e com qualidade. Encorajando a tomar decisões com  as suas próprias opiniões, sentindo mais segurança em si.

Siga @vanesabagio.psi para buscar mais informações e lembre-se: “Sua saúde mental importa tanto quanto qualquer outra área da sua vida.”

1
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS