Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Aprenda português diariamente. Por Ana Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso14/09/2023 15h45

O uso correto do idioma é de extrema importância porque através da língua, falada ou escrita, revelamos nossos pensamentos, nosso nível cultural, nossa capacidade de adaptação, nossa forma de ser e ver o mundo. Dominar o idioma não é apenas uma necessidade, mas um dever cívico de todos. Daí o compromisso e a responsabilidade de todo usuário com o que escreve, tanto com o conteúdo quanto com as normas gramaticais.

É comum ouvirmos pessoas dizendo que odeiam língua portuguesa por causa das regras e convenções que impõe, mas na verdade não é tão rígida assim, desde que nos habituemos a ter contato mais aprofundado para que possamos moldá-la corretamente em nosso cotidiano. Como professora da disciplina, ouvi muitas queixas a respeito da dificuldade que o aprendizado dela impõe, cabendo-me o compromisso de buscar estratégias para tornar as aulas atrativas e produtivas. Tarefa árdua, mas muito compensadora…

A língua portuguesa não é um “bicho de sete cabeças”, e é obrigação de todo brasileiro estudá-la e respeitá-la. É difícil, mas existem diferentes maneiras para aprender a memorizar normas e regras para reforçar o seu domínio.  Praticar o português correto, tanto falando quanto escrevendo, deve ser um hábito diário. As redes sociais nos mostram diariamente o desleixo para com o idioma, pelas postagens feitas de qualquer jeito, repletas de incoerência, ambiguidades, clichês, palavrões, pontuação incorreta, frases mal construídas, falta de concordância e de acentuação, erros de ortografia e de digitação, uso excessivo de abreviações, abandono de maiúsculas e de pontuação, e tantos outros deslizes que expõem a falta de conhecimento dos usuários. Antes de se expor publicamente, as pessoas precisam ler e reler os escritos para evitar exposição ao ridículo.

Praticar o português correto em qualquer situação é um compromisso de todos, e a leitura é o caminho para aprimorar a comunicação. Ler é fundamental para o ato escrever, porque para dominar a escrita precisa-se, antes de mais nada, saber ler, pensar e escrever. Pensamos, registramos nossos pensamentos por meio da escrita e interpretamos a escrita pela leitura.

Tenha um livro sempre ao seu alcance… Leia também textos na internet, revistas, notícias etc. Leia algo todos os dias, nem que seja uma página apenas. Habitue-se a consultar o dicionário sempre que deparar com um vocábulo novo. Houve uma época (antes da chegada da internet) que eu orientava meus alunos enfatizando que em cada casa e em cada sala de aula de aula, na mesa do professor, um dicionário era material obrigatório.  Hoje tudo ficou mais fácil, tudo está ao nosso alcance…. Não podemos mais alegar que livros são caros, pois estão em nossas mãos o tempo todo. Temos até audiobook…  Mesmo assim, parece que quanto mais facilidade, menos as pessoas estão lendo. Perde-se muito tempo com futilidades e fofocas nas redes sociais.

Lembre-se que você tem compromisso com sua imagem. E uma boa imagem passa pela forma como você se expressa, apresenta-se, expõe-se em todas as situações de vida. Busque palavras novas, observe a construção da escrita, reescreva, interprete, leia muito, tenha um bom dicionário por perto, tente aprender pelo menos uma palavra nova por dia, converse com pessoas diferentes, escreva todos os dias, faça palavras cruzadas, instale jogos de palavras no seu celular, use sinônimos para evitar ser repetitivo quando escreve, leia e releia o que escreve antes de publicar.

Lembre-se que a leitura enriquece nosso vocabulário, dá-nos poder de argumentação, clareza e eficiência na exposição das ideias, levando-nos a diferentes mundos, tornando-nos mais perceptíveis e com o intelecto ampliado. E para isso precisamos só de duas coisas: paciência e motivação.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS