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André Merino
Excelência Pessoal e Profissional

André Merino
André Merino é Palestrante, Treinador Comportamental e Professor Universitário. Formado em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de RH, Pós-graduação em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Utiliza a metodologia Disney de gestão e excelência no atendimento a clientes em palestras e treinamentos.

Como você contrata os seus profissionais? Por André Merino

Por André Merino29/08/2022 16h53

Decidir pela contratação de um novo colaborador nem sempre é uma tarefa fácil. Mas essa dificuldade acontece, na maioria das vezes, devido à falta de preparo e conhecimento das técnicas de Recursos Humanos do entrevistador. Decidir sobre a contratação de alguém “desconhecido”, com quem teremos que conviver diariamente, é realmente uma decisão difícil.

Contudo, independente de contratar certo ou não, uma coisa é certa: seja quem for a pessoa contratada, esta deverá “vestir a camisa” e entregar os melhores resultados. Mas será que estamos contratando as pessoas certas?

Certa vez, conversando com um empresário, dono de um comércio na minha cidade, lhe fiz a seguinte pergunta: Como é que você faz a tua entrevista?

– “Eu olho o currículo do candidato ou candidata, onde estudou, em quantas e quais empresas trabalhou, se possui os pré-requisitos técnicos necessários e, principalmente, pergunto se ele ou ela quer, realmente, trabalhar na minha empresa ou se pretende sair lá na frente, me deixando na mão”.

Depois emendei outra pergunta: E se essa pessoa tiver um sonho, como por exemplo, de se formar em engenharia, medicina ou qualquer outra área que não possua aderência ao seu comércio?

Sem hesitar disparou: “eu não posso contratar alguém que vai me deixar depois de quatro ou cinco anos”!

É preciso refletir se queremos contratar pessoas para, simplesmente, vender um produto ou serviço ou para entregar a melhor experiência possível na venda destes produtos ou serviços.

Eu penso justamente o contrário desse empresário citado. A primeira pergunta que eu faria numa entrevista, seria: Qual o seu sonho? Como você se imagina estar daqui a quatro ou cinco anos?

Dependendo do tamanho e da dificuldade da realização desse sonho, a minha segunda pergunta seria: o que e como você vai fazer para conseguir realizar esse sonho?

Na minha percepção, essa é a resposta chave. Se, na resposta, eu perceber que ele ou ela deseja muito alcançar esse objetivo, tem gana, intensidade e, principalmente, brilho nos olhos, eu quero essa pessoa trabalhando na minha empresa.

Eu não quero pessoas que dizem querer ficar comigo a vida inteira, numa zona de conforto, e depois se tornarem acomodadas.

O empresário não pode ter a pretensão de achar que alguém vai ficar a vida inteira com ele, porque não vai.

Eu tenho que trazer pessoas para a minha empresa que, no período que ficarem comigo, elas estejam engajadas e entreguem o máximo que puderem.

Pessoas que lutam para realizar grandes sonhos têm muita sede e quando alguém tem sede o que nós damos? Água!

Pessoas assim devem ser estimuladas a terem sede sempre, de forma que a sua empresa seja o “bebedouro” dessas pessoas. Para que realizem os seus sonhos, precisarão de combustível para seguirem no caminho, então, seja o combustível que elas precisam.

Enquanto estiverem na sua empresa, desafie-as, estimule-as, extraia o máximo que puder e elas vão dar retorno, vão se dedicar, pois elas possuem um propósito e esse propósito as levará em direção a realização dos seus sonhos.

Então eu te faço uma última pergunta: Você sabe quais são os sonhos dos seus colaboradores?

Pense nisso!

André Merino.

www.andremerino.com.br

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Disney:  O início de uma paixão! Por André Merino

Por André Merino23/08/2022 09h22

Meu nome é André Merino, sou palestrante apaixonado pela Disney e sua metodologia de gestão e excelência em atendimento. Mas nem sempre foi assim!

Tudo começou em 30 de março de 2011, data do nascimento da minha filha Giovana.

Ainda no leito do quarto da maternidade, a minha esposa com a minha filha no colo olhou fixamente em meus olhos e falou:

– André tenho algo muito importante para lhe falar. É muito sério! Quando a Giovana completar dois anos, o sonho dela será ir à Disney.

Acho que vocês entenderam. O sonho da Giovana, né?

A partir desse momento comecei a pensar numa possibilidade que, para mim até então, era remota: Ir à Disney.

Desde garoto sempre fui apaixonado pelas histórias do Mickey, o camundongo mais querido do mundo, mas ir à Disney estava um pouco fora da minha realidade, pois o mais próximo que eu havia chegado eram as revistas em quadrinhos que eu já tinha lido.

Já que eu tinha que realizar o sonho da minha filha (risos), comecei a analisar a possibilidade, pois teria dois anos para me planejar.

Aquilo que, para mim, parecia impossível foi se tornando mais palpável à medida que fazia cotações de passagens aéreas, hotéis, ingressos dos parques, dinheiro necessário para despesas, etc. Percebi que, se me planejasse direitinho e fosse disciplinado no cumprimento das minhas metas, eu conseguiria atingir esse objetivo.

Portanto, em 09 de maio de 2013, pouco mais de um mês da Giovana completar dois anos, estávamos embarcando para Miami (nesse período não conseguimos voo direto para Orlando). Era primeira vez que estávamos fazendo uma viagem internacional. Ao chegar ao aeroporto ficamos deslumbrados com toda a organização a qual fomos submetidos. Tudo funcionava como deveria funcionar.

Alugamos um carro, passamos a noite num hotel e, na manhã seguinte, fomos para Orlando. O, agora, nosso sonho estava sendo realizado. Estávamos indo rumo à Disney. E a Giovana feliz da vida!

Após quatro horas de uma agradável viagem, chegamos ao nosso hotel em Orlando. A ansiedade era grande pois, já no dia seguinte iríamos para o Magic Kingdom que, na minha opinião, é o parque da Disney mais encantador, o mais mágico.

E foi nesse dia, em que conhecemos o Magic Kingdom, que a minha vida mudou. Além de ficar encantado com toda a magia do parque, fiquei boquiaberto com toda a organização e, principalmente, com a excelência no atendimento e serviços prestados por todos os funcionários da Disney. Foi um dia maravilhoso, realmente, a realização de um sonho.

Após alguns dias em Orlando, percebi que aquela excelência no atendimento, que tanto me encantou no Magic Kingdom, não era restrita aos parques, mas estava presente em todos os segmentos da empresa, como lojas, hotéis, restaurantes, site, tele atendimento, etc.

Após dezoito dias maravilhosos e encantadores com a minha família na terra da magia, voltamos para o Brasil com muitos questionamentos sobre tudo o que vivenciamos nesse período. O principal deles era: como essa empresa, com tantos funcionários e atendendo milhares de clientes, consegue esse nível de excelência na prestação de seus serviços?

A primeira atitude que tive ao chegar ao Brasil foi pesquisar uma bibliografia sobre esta empresa extraordinária. Encontrei dois livros maravilhosos: “Nos Bastidores da Disney” e “O Jeito Disney de Encantar os Clientes”, ambos da editora Saraiva. A partir daí, passei a entender um pouquinho mais sobre a história e metodologia desta grande empresa de sucesso, na qual me aprofundei através de cursos, treinamentos e palestras tanto no Brasil como em Orlando – Flórida, dentro do complexo Disney.

Tornei-me um apaixonado e um grande fã desta empresa, além de um grande estudioso, pois não paro de estudá-la e visitá-la constantemente.

Atuo em várias empresas com palestras e workshops disseminando essa cultura da excelência Disney e ajudando no desenvolvimento de vários profissionais.

E o mais engraçado é que tudo começou com um sonho da Giovana.

Uma das frases do Walt Disney que eu mais gosto é “Se você pode sonhar, você pode realizar”.

Então sonhe! Realize!

 

André Merino

www.andremerino.com.br

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