A Justiça Eleitoral retomou os atendimentos na última semana, após o período de recesso forense, e já iniciou a preparação para as Eleições 2026. Em Santa Catarina, mais de 5,5 milhões de eleitores devem ir às urnas em outubro para escolher os novos ocupantes dos cargos de presidente da República e vice, governador do Estado e vice, duas vagas ao Senado, além de deputados federais e estaduais.
Para estar apto a votar, é necessário que o eleitor esteja com a situação eleitoral regular, e o prazo para resolver pendências termina em 6 de maio de 2026. O alerta é do chefe de Seção da Coordenadoria de Gestão do Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), João José Sagaz Neto.
Segundo ele, esse é o período limite para que o cidadão procure a Justiça Eleitoral para diversos serviços. “Só até o dia 6 de maio as pessoas poderão procurar a Justiça Eleitoral, seja para fazer o primeiro título, solicitar transferência de município ou de estado, ou ainda pedir alterações no cadastro, como atualização de nome por casamento ou divórcio, ou mudança do local de votação para um mais próximo de casa”, explicou.
Sagaz Neto também destacou que eleitores com o título cancelado precisam ficar atentos ao prazo. “É nesse período que essas pessoas poderão regularizar a inscrição e garantir o direito de votar no próximo pleito”, alertou.
De acordo com o último balanço do TRE-SC, cerca de 4,9 milhões de eleitores catarinenses, o que representa aproximadamente 88% do eleitorado, já possuem a biometria cadastrada. Para esse grupo, o processo de regularização é mais simples.
“Aquelas pessoas que já são eleitoras e têm a biometria coletada pela Justiça Eleitoral podem fazer todo o atendimento de forma online, pelo autoatendimento eleitoral no site do TRE. É possível atualizar dados, regularizar título cancelado ou solicitar transferência sem sair de casa”, explicou o chefe de seção.
Já quem ainda não possui título de eleitor ou não realizou a coleta biométrica precisa comparecer presencialmente a um cartório eleitoral. “Essas pessoas obrigatoriamente devem ir até um cartório eleitoral em Santa Catarina para fazer a biometria e regularizar a situação”, reforçou Sagaz Neto. O atendimento presencial ocorre somente mediante agendamento, que pode ser feito pelo site do TRE-SC ou pelo telefone 0800 647 3888.
As Eleições 2026 estão marcadas para o dia 4 de outubro, com eventual segundo turno em 25 de outubro. A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores verifiquem sua situação com antecedência por meio do sistema de autoatendimento disponível no site tre-sc.jus.br, evitando contratempos próximos ao prazo final.