Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Urussanga vai sediar curso inédito de Acupuntura para médicos da Atenção Básica

Profissionais de três estados do Sul vão participar da capacitação promovida pela UFSC e Ministério da Saúde.

Por Ligado no Sul20/11/2025 09h00
Foto/Divulgação

Uma edição especial do Curso de Acupuntura para Médicos da Atenção Básica (AMAB) será realizada em Urussanga, de 20 a 23 de novembro, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ministério da Saúde. Aproximadamente 30 profissionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul devem participar da capacitação, que contará com aulas teóricas e práticas ao longo dos quatro dias de programação.

Segundo o diretor técnico médico de Urussanga, Dr. Kaleb Alexandre Régio Gomes, esta é a primeira vez que o curso será disponibilizado a médicos e médicas da Atenção Primária à Saúde (APS) de todo o Sul do Brasil, já que tradicionalmente é voltado apenas a residentes de Medicina de Família e Comunidade. “Trazer o AMAB para Urussanga representa um marco para a Atenção Primária. É uma oportunidade histórica de qualificar nossos profissionais e ampliar o cuidado oferecido aos usuários do SUS”, declara.

A vinda do AMAB para o município foi articulada pelo próprio Dr. Kaleb, egresso da UFSC e ex-aluno do professor Dr. Li Shih Min, referência nacional em Acupuntura. “A acupuntura é uma prática segura, eficaz e baseada em evidências. Observá-la sendo incorporada aos tratamentos realizados nos municípios do interior mostra que estamos avançando com coragem e inovação”, completa.

Para a secretária de Saúde, Camila Martins, a realização do curso abre portas para novas possibilidades de tratamento e fortalece o serviço de saúde. “A chegada do AMAB a Urussanga reafirma nosso compromisso com a qualificação contínua das equipes e com a oferta de um cuidado integral à população. Receber médicos de outras localidades fortalece nossa rede e consolida o município como referência em inovação na atenção primária a saúde”, disse.

O curso será ministrado pelos professores Dr. João Eduardo Teixeira e Dra. Luciana Pereira, docentes da UFSC e integrantes da equipe responsável pela formação na área. O objetivo é ampliar as opções terapêuticas da Atenção Básica, fortalecer as Práticas Integrativas e Complementares no SUS e aumentar a resolutividade das Unidades de Saúde.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS