Ônibus Lilás leva atendimento e orientação sobre violência contra a mulher a Orleans
Iniciativa estadual, em parceria com a Prefeitura, ofereceu escuta qualificada, serviços de saúde e atividades de bem-estar às mulheres do município

Orleans recebeu nesta segunda-feira (22) o Ônibus Lilás, iniciativa itinerante de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. O veículo esteve durante o dia no município oferecendo atendimento gratuito, escuta qualificada e distribuição de materiais informativos.
O projeto é organizado pela Gerência de Políticas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com a Prefeitura de Orleans. A ação, que inicialmente integrou o calendário do mês de agosto, dedicado ao tema, foi estendida para setembro devido à ampla adesão das cidades catarinenses.
A abertura contou com a presença do prefeito Fernando Cruzetta, da primeira-dama Hemilen Cardoso Cruzetta, da vice-prefeita Leonete Librelato, da secretária de Assistência Social Rosana Bertoncini Quarezemin, do tenente da Polícia Militar de Orleans Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior, da representante das entidades parceiras Drª Iara Martins Cesconeto, além da gerente de Políticas para Mulheres do Estado, Fabiana de Souza, e da técnica da equipe estadual, Juliana Terezinha Martins.
Durante a solenidade, o prefeito Fernando Cruzetta destacou a relevância do projeto para o município. “O Ônibus Lilás reforça a importância de garantirmos espaços de escuta e orientação, para que as mulheres de Orleans e da região tenham acesso à informação, segurança e apoio em situações de vulnerabilidade”, afirmou.
Além das orientações jurídicas e sociais, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu atividades voltadas ao bem-estar feminino, com testes rápidos, revisão da carteira de vacinação e acupuntura. Na ocasião, também foram realizados serviços de limpeza de pele, oferecidos pela empresa Forever.
A ação contou com o apoio de diversos parceiros locais e estaduais, entre eles: Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, CEJA, Conselho Tutelar, SINE, grupo Unidas por Elas, Posto de Identificação Cooperado, CRAS, CREAS, Cadastro Único, Rede Catarina de Proteção à Mulher, OAB por Elas e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans.