27 anos de prisão: STF condena ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados
Todos os réus também terão inelegibilidade de oito anos, segundo decisão da Primeira Turma do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado. A decisão da Primeira Turma foi de 4 votos a 1, com o ministro Luiz Fux divergindo da maioria.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado, enquanto outros líderes do grupo receberam penas que variam de 2 a 26 anos. Entre os réus estão Walter Braga Netto (26 anos), Almir Garnier (24 anos), Anderson Torres (24 anos), Augusto Heleno (21 anos), Paulo Sérgio Nogueira (19 anos), Mauro Cid (2 anos em regime aberto com delação premiada) e Alexandre Ramagem (16 anos, 1 mês e 15 dias).
Todos os condenados também terão inelegibilidade por oito anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.
Segundo a defesa de Bolsonaro, as penas são excessivas e serão recorridas, argumentando que o ex-presidente não atentou contra o Estado Democrático de Direito nem participou dos atos de 8 de janeiro. Apesar das condenações, as prisões não serão imediatas. Os réus ainda podem interpor recursos, e a efetivação das penas ocorrerá somente após o trânsito em julgado da decisão.