Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

E.E.B. Samuel Sandrini celebra 60 anos e resgata memórias em projeto #VcPodecast da Acaert

Por Ligado no Sul10/09/2025 13h30

A Escola de Educação Básica Samuel Sandrini, em Orleans, completa 60 anos de história em 2025 e já iniciou as comemorações com um resgate de memórias que marcou gerações. A instituição recebeu o projeto #VcPodecast da Acaert, realizado em parceria com a Rádio Guarujá, que incentiva estudantes de diferentes escolas de Santa Catarina a produzirem conteúdos em formato de podcast com temas escolhidos por cada unidade de ensino.

Na Samuel Sandrini, o episódio especial não poderia ter outro tema: o aniversário da escola. As alunas Maria Clara Della Giustina e Beatriz Schlichmann conduziram a entrevista com a professora Alice Ester Sandrini, que esteve presente desde os primeiros anos da instituição.

Memórias da fundação

Alice iniciou sua carreira docente em 1965, justamente quando a escola foi inaugurada. Ela relembrou que a criação da unidade surgiu da necessidade de mais espaço para atender os estudantes de Orleans.

“Em 1965, quando voltei para Orleans, o Samuel Sandrini estava em construção. Até então, a cidade tinha apenas o Grupo Escolar Costa Carneiro, e havia falta de espaço físico. Foi aí que autoridades locais se mobilizaram e fundaram a nova escola.”

Segundo Alice, a Escola já nasceu à frente do seu tempo. A estrutura entregue em 1965 foi considerada moderna, trazendo condições que fizeram diferença no início da trajetória da instituição.

“A escola foi entregue muito bem equipada, com três alas, biblioteca e salas arejadas. Tivemos um corpo docente de Orleans muito preparado, o que foi fundamental para o início.”

Mais do que as instalações, a professora lembrou que o grande diferencial da Samuel Sandrini sempre esteve no ambiente de convivência, marcado pela união entre professores e alunos.

“Sempre foi uma escola muito boa de trabalhar. Todos se ajudavam, resolviam os problemas juntos, havia amizade dentro e fora da sala de aula.”

Entre as lembranças, Alice citou costumes curiosos da época que revelam a disciplina e o cuidado dos alunos com a escola.

“As salas eram enceradas, os alunos deixavam os calçados na porta e traziam um paninho de casa para colocar embaixo da carteira. Ninguém jogava lixo no chão. Era uma forma de manter a escola sempre limpa e organizada.”

Conexão entre passado e futuro

O episódio especial mostrou que a celebração dos 60 anos da Samuel Sandrini é mais que uma comemoração: é uma oportunidade de conectar gerações, valorizar quem fez parte da história e inspirar os atuais estudantes a preservar esse legado.

Localizada na Rua João Rogério Remor, no bairro Conde D’Eu, sob responsabilidade de Cassiane da Rosa Morgan, e a assessoria de Tereza Cristine dos Santos Borges, a escola leva o nome de Samuel Sandrini, que foi vereador e prefeito de Orleans. Desde 1965, mantém como lema “Saber e Crescer” e atualmente atende cerca de 580 alunos do ensino fundamental, com o apoio de aproximadamente 65 professores e equipe pedagógica completa.

O registro dessa conversa, que conecta passado e presente da escola, está disponível no episódio especial do #VcPodecast. O conteúdo pode ser assistido página do Instagram da Rádio Guarujá

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS