Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Caminhões fora do limite são flagrados com frequência na Serra do Rio do Rastro

Major da PM esclarece, em entrevista, como caminhões fora do padrão causam transtornos na Serra do Rio do Rastro

Por Ligado no Sul08/09/2025 10h30
Fotos: PMRv/SC

A Serra do Rio do Rastro, conhecida pelas curvas sinuosas e altitudes elevadas, tem registrado com frequência tentativas de passagem de caminhões cujas dimensões excedem os limites regulamentares da via. Segundo o Major Álvaro Josué Moraes Paes, comandante da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária da Região Serrana, a fiscalização é constante devido aos riscos que esses veículos representam para o trânsito e para a própria segurança dos motoristas.

“É um fato bastante comum e que exige atenção constante da nossa equipe para impedir a circulação desses caminhões”, afirmou o Major Paes. Ele explicou que, todas as semanas, a corporação precisa intervir em casos de caminhões que tentam atravessar a serra de forma irregular.

Segundo o Major, a principal justificativa apresentada pelos condutores é a indicação de rotas por aplicativos de GPS, que muitas vezes não informam sobre as restrições de peso e comprimento. “Alguns motoristas tentam a sorte, acreditando que a fiscalização não os verá. No fim, acabam sendo flagrados já no meio da serra. Isso causa diversos transtornos, porque o caminhão demora para subir e descer, às vezes quebra, e muitos motoristas não conhecem a região, ficam nervosos e não têm habilidade suficiente para transitar nesse tipo de pavimento”, alertou.

Limites e restrições

Na Serra do Rio do Rastro, o limite máximo permitido é de 23 toneladas de peso e 14 metros de comprimento. Caminhões maiores, bitrens e carretas não podem transitar pela via. Além disso, durante os finais de semana, das 8h às 18h, o limite é reduzido para 10 toneladas, a fim de garantir maior fluidez no tráfego devido ao aumento de veículos de turismo.

Fiscalização e penalidades

Quando um caminhão fora das normas é flagrado, o motorista recebe uma autuação de trânsito considerada grave, com penalidade de multa e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, por transpor o trecho sem autorização. “É importante que os motoristas respeitem os limites da via. Cortar caminho para economizar tempo não justifica colocar em risco o trânsito e a segurança de todos”, reforçou o Major.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS