Violência doméstica: SC registra média de 11 casos por hora, alerta delegada

O balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública revelou que, em 2024, Santa Catarina registrou cerca de 96 mil ocorrências de violência doméstica – o que equivale a uma média de 11 casos por hora. Entre os crimes estão ameaça, injúria, estupro e lesão corporal. No período, 51 feminicídios foram registrados no estado.
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (8), a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da Polícia Civil de Santa Catarina, reforça a importância da denúncia e da conscientização.
“A violência é muito sutil, começa com uma ameaça, uma agressão psicológica, e pode evoluir para empurrões, tapas, socos. Muitas mulheres ainda não identificam os fatos que caracterizam o crime de violência contra a mulher”, explica a delegada.
Ela destaca que há diferentes formas de buscar ajuda. “A mulher pode ir até uma delegacia, fazer um boletim de ocorrência, solicitar uma medida protetiva de urgência ou até mesmo registrar tudo de casa, pelo celular”, afirma.
A delegada ressalta ainda o trabalho da Rede Catarina e o uso do Botão do Pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão, que permite acionar a polícia em caso de risco iminente. O reforço nas ações de proteção já resultou em uma redução de 10% nos casos de feminicídio. “No ano passado, até este período, tínhamos 14 vítimas. Neste ano, são oito. Quanto mais explicamos às mulheres como pedir ajuda, mais vidas são salvas”, aponta.
A população também pode denunciar casos de violência doméstica. “Se a violência está acontecendo naquele momento, o ideal é ligar para o 190, para que a Polícia Militar interrompa a agressão. Já se for uma situação passada, as denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque Denúncia, no número 181, ou pelo WhatsApp (48) 98844-0011”, orienta a delegada.
Além disso, há a opção de denunciar pelo site ou aplicativo da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Santa Catarina.