TJ de Santa Catarina determina soltura de prefeito de Cocal do Sul
Fernando de Fáveri foi recebido com festa na cidade

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu nesta quinta-feira, 18, pela soltura de Fernando de Faveri, prefeito de Cocal do Sul, que estava preso desde 19 de junho em decorrência da Operação Fundraising. A prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares, que incluem a suspensão das funções públicas e a proibição de acessar prefeituras envolvidas nas supostas irregularidades.
Faveri foi alvo da segunda fase da Operação Fundraising, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac). A operação investiga desvios de recursos públicos e fraudes em licitações, com contratos fraudulentos destinados a consultoria e assessoramento para captação de recursos, resultando em ganhos ilícitos para servidores, agentes políticos e particulares.
Na decisão que autorizou a soltura, foram impostas diversas condições, como a proibição de manter contato com outros investigados e testemunhas e a restrição de ausentar-se da comarca por mais de três dias sem autorização judicial.
Fernando foi recebido com festa
Fernando de Fáveri, foi liberado da prisão e recebeu uma calorosa recepção ao retornar para casa. A chegada de Fáveri foi marcada por uma celebração organizada por familiares, amigos e apoiadores, que bloqueou a SC-108 com faixas e gritos de apoio.
Em sua breve declaração, o prefeito compartilhou suas experiências enquanto esteve detido no Presídio Santa Augusta, em Criciúma. “Foram os 29 dias mais difíceis da minha vida”.
Além de Fáveri, o servidor do setor de Compras da Prefeitura de Cocal do Sul que também estava preso foi liberado após a expedição de um alvará de soltura pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.